Catedral Metropolitana sedia missa comemorativa dos 70 anos do embarque da FEB para a Segunda Guerra Mundial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta sexta-feira (21), às 19h, a Catedral Metropolitana receberá autoridades militares e veteranos de guerra para as comemorações dos 70 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Segunda Guerra Mundial, na Itália. A celebração, que será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, também lembrará o encerramento do centenário de nascimento de Frei Orlando, Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx), cujas comemorações foram iniciadas em 23 de fevereiro de 2013.

Segundo o capelão militar na Arquidiocese de Juiz de Fora, Pe. Renato Alves Rodrigues, Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando, foi Capelão do Exército Brasileiro e se voluntariou a acompanhar as tropas brasileiras na Segunda Grande Guerra. “Ele foi um exemplo de sacerdote, que mostrou espírito de desprendimento ao acompanhar a FEB à Itália, onde acabou morrendo acidentalmente. Por isso, o consideramos nosso Patrono”, afirma.

A programação festiva relacionada aos 70 anos do embarque da FEB para a Itália e aocentenário de nascimento de Frei Orlandocomeçou em Morada Nova de Minas, onde nasceu o sacerdote. Atividades ainda foram realizadas em Divinópolis, Belo Horizonte e São João del-Rei. Depois de Juiz de Fora, também haverá festividades em Petrópolis e Rio de Janeiro, onde a programação será encerrada no domingo (23).

Além da celebração na Catedral Metropolitana, a programação festiva em Juiz de Fora inclui uma exposição de 30 réplicas de viaturas antigas, utilizadas na Segunda Guerra Mundial. Elas ficarão expostas no estacionamento da Catedral, durante a tarde desta sexta-feira. As viaturas, que estão em São João del-Rei, após passarem por Juiz de Fora vão percorrer as cidades de Petrópolis e Rio de Janeiro.

Juiz de Fora é sede da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth) e abriga uma das unidades regionais da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB).

Outras Informações:

ANVFEB – Unidade Juiz de Fora: (32) 3215-0083

Catedral Metropolitana: (32) 3250-0700

Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora: (32) 3229-5450

 

Veja Também