Carnaval: encontros e retiros são opções para quem procura espiritualidade no feriado

0

Durante os quatro dias de carnaval, há aqueles que preferem fugir da agitação, recolher-se e estreitar a sua relação com Deus. Muitos dedicam este tempo para se preparar para o início da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas (26 de fevereiro).

Como já virou tradição na Arquidiocese de Juiz de Fora, essas pessoas terão, em 2020, diversas opções de retiros e encontros a serem realizados entre os dias 22 e 25 de fevereiro. O público-alvo da maioria dos encontros são os jovens, mas também há eventos abertos para todas as idades. Confira, abaixo, os detalhes:

Júbilo – Comunidade Resgate

Chegando em sua sétima edição, o Júbilo – Acampamento de Carnaval com Cristo acontece de 22 a 25 de fevereiro, no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, prometendo reunir a diversão e a animação típicas desta época do ano com a espiritualidade.

Haverá uma programação com atividades para jovens e adultos em todos os dias. Na parte da manhã, terão lugar pregações e momentos de oração. Simultaneamente, serão realizadas atividades voltadas para os jovens, com dinâmicas e desafios ao ar livre. À tarde, haverá workshops e minicursos que serão trabalhados nos três dias de evento, sendo que os participantes poderão escolher entre os seguintes temas: “Cura e Libertação”, “Afetividade e Sexualidade” e “Química da Santidade”. À noite, a programação continua com luau, roda de samba, barzinho de Jesus e shows.

Para conduzir estes momentos, estão confirmadas as presenças de Cristina Ribeiro, Natalino Pinto, Renata Ávila e Paulo César, da Comunidade Resgate, além dos missionários Weslei Esteves e Agnaldo Alves, da cidade de São João Nepomuceno (MG). O Ministério Art e Louvor, da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Juiz de Fora, realiza o show no domingo (23). Na segunda-feira (24), a apresentação fica por conta de Sabrina Ribeiro e Daniel Ribeiro.

A entrada é franca para quem for passar o dia no local. As atividades terão início, todos os dias, às 9h30, e a Santa Missa acontecerá sempre às 16h. O Centro de Evangelização fica na BR-267, Km 82, estrada que liga Juiz de Fora a Chácara. Clique aqui e confira a programação completa.

*Com informações do site da Comunidade Resgate

Renovação Carismática Católica (RCC)

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese realizará três eventos abertos neste carnaval. Eles acontecerão na cidade de Juiz de Fora e também nos municípios de Santa Rita de Jacutinga (MG) e Santos Dumont (MG).

Em Juiz de Fora, a RCC promoverá o seu tradicional “Oásis de Carnaval”. Este ano, o evento terá como tema “Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12, 2). Serão três dias de programação, de 23 a 25 de fevereiro, com momentos de louvor, oração, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração de Missa diariamente. O encontro terá início, todos os dias, às 8h, com previsão de término às 17h. A entrada será gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

Os participantes contarão com uma praça da alimentação no local para a compra de almoço e lanches durante todo o evento. O “Oásis de Carnaval”, como de costume, vai oferecer também uma programação especial para os mais jovens, com evangelização realizada pelo Ministério para Crianças e Adolescentes. O encontro será realizado na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, que fica localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, número 790, no Bairro Francisco Bernardino.

Santa Rita de Jacutinga (MG)

O mesmo tema do livro bíblico de Romanos, sugerido pela RCC Brasil, vai guiar outros três eventos carismáticos pela Arquidiocese. Em Santa Rita de Jacutinga (MG), um Retiro de Carnaval será realizado pelo Grupo de Oração Imaculado Coração de Maria, pertencente à RCC da Arquidiocese de Juiz de Fora e à Paróquia Santa Rita de Cássia.

Anualmente, o evento convida fiéis da cidade e da forania a se retirarem por quatro dias para ficar em adoração ao Santíssimo Sacramento. Ele será realizado de 22 a 25 de fevereiro e contará também com pregações ministradas por membros do movimento arquidiocesano, além de orações, momentos de louvor e Santa Missa.

No sábado (22), o retiro terá início às 19h e nos outros três dias, será realizado a partir das 8h. A entrada será gratuita e a organização receberá doações para ajudar nos custos do evento. Mesmo sem uma taxa, é preciso fazer inscrição prévia, pelo telefone (32) 98401-8641 (Ângela). É possível dormir em casa, para quem é de Santa Rita de Jacutinga, ou ainda passar a noite no local do evento, desde que isso seja informado no ato da inscrição. O retiro será realizado na Escola Estadual José Marinho de Araújo.

Santos Dumont (MG)

A RCC da cidade de Santos Dumont (MG) realizará, entre os dias 22 e 25 de fevereiro, um Encontro de Oração de Carnaval. O tema também será a passagem bíblica “Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12, 2). O evento terá início, todos os dias, às 19h. Na programação, estão previstos música, louvor, pregação, momentos de oração e Missa.

Não é necessário fazer inscrição e a entrada será gratuita. O encontro será na Igreja Matriz São Miguel e Almas, no Centro da cidade.

*Colaboração: Gabriel Landim
Coordenador do Ministério de Comunicação Social RCC
– Arquidiocese JF

Reviver – Comunidade Católica Shalom

O Reviver, retiro de carnaval da Comunidade Católica Shalom, será realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro, na Escola Estadual Delfim Moreira, no Centro de Juiz de Fora. A programação, que será conduzida pela missionária Carla Valteize, inclui Seminário de Vida no Espírito Santo e curso sobre a santidade, além de adoração ao Santíssimo Sacramento e Missas diárias. No domingo (23), o Ministério Art e Louvor fará uma apresentação após a Celebração Eucarística. Haverá também espaço com atividades específicas para crianças.

O tema que regerá o encontro deste ano será “Buscai as coisas do alto” (Col 3,7). O evento, aberto a interessados de todas as idades, terá entrada gratuita. Em todos os dias, as atividades terão início às 9h e se encerrarão às 19h. O endereço da Escola Estadual Delfim Moreira é Rua Santo Antônio 1130 – Centro.

Alegrai-vos – Grupo de Evangelização Seguindo os Passos de Cristo (SPC)

No município de Santos Dumont (MG), o Grupo de Evangelização Seguindo os Passos de Cristo (SPC) promove, de 22 a 25 de fevereiro, mais uma edição do “Alegrai-vos”. O encontro será realizado no Centro de Evangelização São José Operário, no Bairro da Glória, em território pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Glória.

No sábado (22), a programação começa às 19h, enquanto de domingo (23) a terça-feira (25) o início está previsto para as 14h. A programação inclui momentos de louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, pregações e Santa Missa. O tema que regerá as atividades será “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará” (I Ts 5, 24). Haverá funcionamento de cantina todos os dias. A entrada será gratuita.

Entre os convidados confirmados, estão a Comunidade Aliança de Misericórdia de Barbacena (MG), os padres Celso Mendes de Campos Wellington Guimarães da Silva e os diáconos André Luiz Teixeira Mendes, Edvaldo Aparecido dos Santos, Erivelton Fernando do Amaral, José Maria da Silva, Manoel Espedito da Cunha, Sebastião Maurício da Silva e Sebastião Afonso (Tãozinho).

Retiro de Carnaval – Paróquia São Joaquim e Sant’Ana

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, localizada em Santos Dumont (MG), promove seu Retiro de Carnaval. O evento será realizado na Comunidade Santa Luzia, que fica na Rua José Abdalah, s/nº – Bairro Ponte Preta (Área Rural).

Em todos os dias, a programação acontecerá de 15h às 20h30 e incluirá momentos de louvor e Adoração Eucarística. No sábado (22) e no domingo (23) as atividades serão encerradas com Celebração da Palavra e, na segunda (24) e terça-feira (25), com Santa Missa. Estão confirmadas as participações dos diáconos André Luiz Teixeira Mendes e Manoel Espedito da Cunha.

O retiro será regido pelo tema “Batizados e enviados pelo Espírito Santo somos fortes e inabaláveis” e o lema “Não vos embriagueis com vinho, que leva ao descontrole, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5,18). A participação é gratuita, aberta a todos os interessados. Não é necessário fazer inscrição.

Vem Louvar

Na Paróquia São Mateus, no bairro homônimo, em Juiz de Fora, acontece na segunda-feira (24), a partir de 14h, o “VemLouvar 2020”. O evento encerrará a novena em honra à Sagrada Face de Jesus, com adoração, pregação, momentos de louvor e a Santa Missa às 18h. Estão confirmadas as presenças do Pároco, Padre Geraldo Dondici, dos Diáconos Márcio Luiz de Oliveira, Celso Aparecido Rodrigues Melo e Luiz Antônio da Cunha, além do cantor Vitor Hugo.

Conteúdo Relacionado
X