Cardeal Sérgio da Rocha se despede de Brasília (DF) para se tornar o primaz do Brasil

0

No próximo sábado, dia 30 de maio, às 10h30, acontece a missa de despedida do cardeal Sérgio da Rocha da arquidiocese de Brasília, igreja à qual assumiu em 6 de agosto de 2011. A missa será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Brasília direto da Catedral Metropolitana. Na ocasião, será celebrado o Jubileu de 50 anos deste marco da arquitetura brasileira.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 27 de maio, o arcebispo eleito para a arquidiocese de Salvador (BA), primaz do Brasil, falou da nomeação de seu vigário-geral, o padre Jeová Elias Ferreira como novo bispo da diocese de Goiás (GO). Na ocasião, o arcebispo de Brasília também falou de seus momentos finais à frente da Igreja na Capital Federal do país.

Em entrevista ao portal da CNBB, o cardeal disse que as palavras “comunhão” e “missão” definem o seu tempo de pastoreio em Brasília. “Na verdade, não simples palavras, são um programa de vida e de ação pastoral”, disse. Dom Sérgio disse que insistiu muito na comunhão na unidade. “Insisti que é preciso caminharmos unidos, uma vez que a missão é grande demais para ser assumida sozinho. Então precisávamos, e precisamos, caminhar unidos, entre nós, unidos aos bispos do Brasil, à nossa Conferência Episcopal, nossa Querida CNBB e unidos ao querido Papa Francisco”, afirmou.

As Visitas Pastorais Missionárias foram citadas pelo cardeal como “uma das experiências mais agradáveis e que deram muitos frutos em Brasília”. Para o arcebispo, não são apenas visitas que o bispo realiza, mas visitas que o bispo realiza durante vários dias numa paróquia, acompanhado de padres, de um grande número de missionários, de leigos e leigas. “Eu creio que esta foi uma das marcas deste período que aqui estive”, afirmou.

Fonte: Site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X