Características de São José são destacadas durante ‘live’

0

Na noite dessa quarta-feira, 17 de março, a Arquidiocese de Juiz de Fora promoveu sua segunda live sobre São José, atividade que está dentro da programação do ano temático convocado por Papa Francisco e vinculada à caminhada sinodal. A formação virtual foi transmitida pelo Facebook e YouTube da arquidiocese, tendo alcançado cerca de seis mil pessoas em ambas as redes sociais.

A live contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, do Administrador da Paróquia São José de Juiz de Fora, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, do Diácono Ronny Moreira de Oliveira e do Professor Eduardo Faria. O Padre João Francisco Batista de Oliveira marcou presença no início do encontro virtual, presenteando os espectadores com cânticos tradicionais do pai adotivo de Jesus. O convidado especial da noite foi o Frei Bruno Varriano, sacerdote franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM) que é o Guardião e Reitor da Basílica da Anunciação e do Santuário da Sagrada Família em Nazaré – Israel. Ele falou diretamente da Terra Santa.

Entre as reflexões que propôs, Frei Bruno indicou o acolhimento, por parte de São José, da gravidez de Maria. “Chamá-lo pai adotivo eu não concordo, porque a adoção é o pai que escolhe. É linda a adoção, tem um significado extraordinário; mas não, é José que é escolhido e vai exercitar aquela paternidade de Deus. José é aquele que vai colocar em prática a sua fé. Em silêncio, ele assume essa paternidade, com todas as suas consequências. Por isso o Papa Francisco, neste momento difícil de pandemia, neste tempo de dificuldades, nos indica São José como modelo. Porque é aquele que vai ser o pai responsável, que vai assumir essa paternidade”.

Em seguida, Dom Gil, Professor Eduardo, Diácono Ronny e Padre Pierre trouxeram aos espectadores reflexões a respeito da Carta Apostólica “Patris Corde”, publicada pelo Santo Padre por ocasião do 150º aniversário da declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja. Os religiosos abordaram as sete características do esposo de Maria Santíssima apontadas por Francisco: Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador e Pai na sombra. Ao final, o Arcebispo ainda explicou a possibilidade de indulgência plenária oferecida aos fiéis até 8 de dezembro de 2021 nas condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração de acordo com as intenções do Papa.

A live está disponível na íntegra no Facebook e YouTube da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Conteúdo Relacionado
X