Capítulo Geral reúne superiores da Ordem dos Frades Menores Conventuais

0

No último dia 18 de maio, no Sacro Convento de Assis, foi aberto o 202º Capítulo Geral Ordinário dos Frades Menores Conventuais. Segundo o desejo do fundador, São Francisco de Assis, todos os frades se reúnem com alegria por ocasião da Festa de Pentecostes para agradecer ao Senhor Jesus pelo caminho realizado e os dons recebidos, e também para pedir ao Espírito Santo o discernimento da vontade de Deus Pai para o futuro.

Da mesma maneira, nesses dias, os superiores de todas as jurisdições (Ministros Provinciais, Custódios Gerais e Provinciais, Custódios, Delegados, aproximativamente 100 vogais) se reúnem para planejar a caminhada dos frades, em obediência ao mandato de anunciar o Evangelho a todos os povos. Pela primeira vez, estão participando sete irmãos leigos representantes das federações como vogais, com permissão da Santa Sé.

A agenda do capítulo prevê o início das discussões donde se apresentarão os relatórios, notícias e informações sobre os últimos seis anos, prestando assim, contas do sexênio, tudo isso acompanhado de uma jornada de oração e silêncio; especialmente, o atual Ministro Geral, Frei Marco Tasca, OFMConv, apresentará uma síntese sobre o trabalho que a Ordem tem realizado e sobre os desafios que se deverão afrontar no futuro.

O momento central do Capítulo será o sábado, dia 25 de maio, quando acontecerá a eleição do novo Ministro Geral, que guiará os irmãos durante os próximos seis anos. Posteriormente, serão eleitos os colaboradores mais próximos ao Ministro Geral (sete assistentes gerais), que o ajudarão na sua árdua tarefa. Em seguida, acontecerá uma translado até o Santuário do Amor Misericordioso de Collevalenza (PG), onde o Capítulo continuará com a discussão das propostas para todos os frades espalhados pelo mundo e a aprovação das linhas mestras para o programa dos próximos anos (Estatutos Gerais, Ratio Studiorum e Moções particulares).

O Capítulo terminará com a audiência do Papa Francisco em Roma, no dia 17 de junho. Será uma ocasião para renovar a obediência da Ordem à Mãe Igreja, como sempre pretendeu, quis e fez São Francisco, tanto para si mesmo quanto para os seus frades.

A Ordem conta atualmente com 3.995 frades: 84 noviços, 480 de votos simples; 554 de votos solenes, 76 Diáconos (entre eles 9 permanentes), 2.777 sacerdotes e 24 bispos. Os frades estão presentes em 68 países com 608 comunidades distribuídas em 28 províncias, 20 Custódias, 22 delegações e 7 Missões.

Presença na Arquidiocese de Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, há uma Convento dos Frades, onde residem e trabalham três deles, vinculados à Custódia Imaculada Conceição com Sede no Rio de Janeiro, que por sua vez é ligada à Província norte-americana com Sede em Nova Iorque, Estados Unidos. Os frades Franciscanos Conventuais presentes na Arquidiocese assistem duas paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Monte Castelo, e Nossa Senhora do Rosário, em Rosário de Minas.

Auxiliam ainda, atualmente, coordenando a Forania Nossa Senhora da Conceição, e por isso presentes no Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP); ajudando na formação diocesana do Seminário Santo Antônio, através de aulas do Curso de Teologia e direção espiritual; como, também, por convite do Arcebispo, representando o Clero Religioso no Conselho Presbiteral (biênio 2018-2019); além de outros serviços, como colaboração no Sínodo Arquidiocesano e assistência às Equipes de Nossa Senhora.

A página www.capgenofmconv.org, dedicada ao capítulo Geral Ordinário 2019, detalha o seu desenvolvimento dia após dia.

*Colaboração: Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv

Conteúdo Relacionado
X