Capela Senhor dos Passos sedia concerto em homenagem ao Padre José Maurício Nunes Garcia

*Colaboração: Maestro Fábio Figueira Santos

Nesta sexta-feira, 13 de outubro, o Coral Polifônico Arquidiocesano Benedictus apresentará um concerto em celebração aos 250 anos do nascimento do Padre José Maurício Nunes Garcia. O sacerdote é considerado por muitos como o maior compositor erudito brasileiro do século XVIII e, talvez, o maior compositor sacro das Américas.

A apresentação será na Capela Senhor dos Passos, que fica na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, a partir das 20h. O concerto em homenagem ao compositor colonial brasileiro será um recital para coro e contará com o acompanhamento de orquestra de câmara e órgão, tendo a participação de solistas da cena vocal juiz-forana, com a regência do maestro Fábio Figueira Santos.

A entrada é gratuita mediante apresentação de convite individual que poderá ser retirado na secretaria da Catedral Metropolitana no dia do concerto. O número de entradas é limitado.

Antes da apresentação, no mesmo local, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidirá Santa Missa em ação de graças pela obra sacra de Padre José Maurício Nunes Garcia. A Capela Nosso Senhor dos Passos fica na Av. Barão do Rio Branco, 3353 – Alto dos Passos.

Padre José Maurício Nunes Garcia

Há 250 anos nascia José Maurício Nunes Garcia, o padre mulato, o padre mestre. Considerado por muitos como o maior compositor erudito brasileiro do século XVIII e, talvez, o maior compositor sacro das Américas, é considerado, ainda, o mais importante compositor não europeu de sua época.

O Padre José Maurício Nunes Garcia, autor de mais de 400 obras, muitas delas ainda desconhecidas, viveu no Rio de Janeiro entre 1767 e 1830. Com a chegada da família real portuguesa em 1808, D. João VI, impressionado com o padre, o nomeia mestre da Capela Real.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450