Cantatas e Autos de Natal marcam últimos dias do Advento na Arquidiocese de Juiz de Fora

O período que antecede o Natal é cercado de muita preparação e expectativa. Além da tradicional novena realizada pelos fiéis em paróquias, comunidades e casas, os dias que precedem o nascimento de Jesus é marcado por diversas manifestações artísticas, como cantatas e autos de Natal.

O Concerto Arquidiocesano de Natal está marcado para o dia 22 de dezembro, às 20h, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. O Coral Benedictus será o responsável por abrilhantar a noite. A entrada é gratuita, porém, na ocasião, serão arrecadados açúcar e pó de café, a serem doados para a Obra dos Pequeninos de Jesus.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, paróquias e outros grupos também farão apresentações. Em todas elas, a entrada será gratuita. Confira:

Grupo Semana Santa

O Grupo Semana Santa, pertencente à Paróquia Santa Luzia, fará três apresentações de seu “Auto de Natal 2017”. Assim como no ano passado, o grupo contará a história do nascimento de Jesus utilizando-se de elementos da cultura regional mineira, como o inconfundível sotaque caipira, os “causos” e as modas de viola.

O espetáculo será levado a três paróquias. A primeira a recebê-lo será a Paróquia São José, localizada no município de São José das Três Ilhas (MG). A exibição está marcada para o próximo sábado, 16 de dezembro, às 19h30, na Matriz. O endereço é Av. Antônio Bernardino de Barros, 101 – Centro.

No dia seguinte, às 20h, o Grupo Semana Santa se apresenta na Matriz Nossa Senhora Aparecida do bairro homônimo, em Juiz de Fora. O endereço é Rua Nossa Senhora Aparecida, 120 – Nossa Senhora Aparecida. Por fim, no sábado, 23 de dezembro, a exibição será às 19h, no Santuário Santa Luzia, que fica Rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Santa Luzia.

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória

Nesta paróquia, a programação artística natalina terá início no domingo, 17 de dezembro, com o Concerto “Natal ao Piano”, com o pianista João Carlos Assis Brasil. A apresentação está marcada para as 11h, no Salão Paroquial.

No mesmo dia, após a missa das 19h, será a vez do Concerto de Natal do Pró-Música, na Igreja da Glória, reunindo Orquestra e Coral, que interpretarão tradicionais canções natalinas. A Matriz Nossa Senhora da Glória está localizada na Av. dos Andradas, 855 – Morro da Glória.

Paróquia São Mateus – Bairro São Mateus

Na Paróquia São Mateus, a Cantata de Natal “Príncipe da Paz” está marcada para o dia 21 de dezembro, às 20h, na Igreja São Mateus. Na ocasião, irão se apresentar os corais São Mateus, Cesama e Pró-Música, além da Orquestra Sinfônica Pró-Música. O endereço é Rua São Mateus, 629 – São Mateus.

Paróquia Sant’Ana – Vila Ideal

A primeira Cantata de Natal da Paróquia Sant’Ana, localizada no Bairro Vila Ideal, será intitulada “Jesus, Maria, José, minha família vossa é!” e está marcada para o dia 23 de dezembro, às 20h, na Matriz. A apresentação está sob a responsabilidade do grupo Josac (Jovens Seguidores do Amor de Cristo). O endereço da Matriz é Rua Afonso Celso, 98.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Monte Castelo

Nesta paróquia, a Cantata de Natal será protagonizada pelo Coral Som do Céu e acontecerá em duas oportunidades: no dia 23, às 20h30, e em 24 de dezembro, às 11h. Nos dois dias, a Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro sediará as apresentações. O endereço é Rua Amambaí, 130 – Monte Castelo.

Paróquia Divino Espírito Santo – Bairro Progresso

No Bairro Progresso, em Juiz de Fora, a Paróquia Divino Espírito Santo, em parceria com o Grupo Jovem Juppter, programou sua Cantata de Natal para 25 de dezembro, às 19h, na Igreja Matriz. A apresentação deste ano tem como título “Nasce a Esperança” e ainda traz consigo a realização de uma Ação Solidária.

Até o próximo dia 21, a paróquia e o grupo de jovens arrecadam sabonetes, absorvente, papel higiênico, desodorante, escova e pasta de dente. As doações podem ser entregues na secretaria paroquial, das 14h às 19h ou após as missas dominicais. Os produtos serão encaminhados para a Pastoral Carcerária Arquidiocesana, que fará o repasse às detentas do sistema prisional feminino de Juiz de Fora. O endereço é Rua José Antônio Benhame, 159 – Progresso.

Santos Dumont (MG)

No município de Santos Dumont (MG), o grupo de jovens GTA, pertencente à Paróquia São Sebastião, se apresenta em teatro natalino com o tema “A Noite da Estrela Cadente”. A exibição será neste sábado (16), às 20h30, no Salão Paroquial. No dia seguinte, a Matriz São Sebastião sedia a Cantata de Natal 2017 com os corais da paróquia, às 20h. O endereço é Rua Quinze de Fevereiro, 1610 – São Sebastião.

Também no dia 17 de dezembro, às 20h, haverá outra cantata na cidade: na Matriz São Miguel e Almas, que fica na Praça Cesário Alvim, 49 – Centro.

Belmiro Braga (MG)

A Paróquia Santa Ana, de Belmiro Braga (MG), promove uma Cantata de Natal no dia 22 de dezembro, às 19h. A apresentação será na Praça Santa Ana e contará com a presença da Orquestra Sinfônica Mário Vieira.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450