Caminho ao Diaconato

Foto: Candidatos ao diaconato no encerramento do retiro, no mês passado, juntamente com Dom Gil e Monsenhor Luiz Carlos.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No próximo sábado, dia 10 de agosto, às 15 horas, na Catedral Metropolitana, 25 candidatos ao diaconato permanente vão receber os ministérios de acólito e leitor. A missa será presidida por Dom Gil Antônio Moreira, no dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos.

De acordo com o presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), Diácono Ruy Figueiredo Neves, a missa acontece após um longo processo de preparação. “O ministério diaconal é voltado à palavra, liturgia e caridade. Os candidatos irão receber das mãos do bispo a palavra de Deus para que sejam anunciadores da palavra. Além deste ministério, no mesmo dia irão receber o ministério de acólito, quando se disporão a servir tornando-se ministros extraordinários da comunhão. ”

Após esta etapa os candidatos são levados aos estudos e avaliações que antecedem o diaconato permanente, como explica o Diácono Ruy. “O processo não é concluído com estes ministérios. Após esta etapa os candidatos vão ser novamente avaliados para saber se vão receber a ordenação diaconal. ”

A escolha dos candidatos ao diaconato permanente é sugerida pela igreja. “Desde o Concílio  Vaticano II foi reaberta a ordenação diaconal para homens casados, ou solteiros, desde que estes façam votos de celibato. Primeiro a Igreja indica, através do padre e da comunidade paroquial, os possíveis candidatos. Os nomes vão para o Conselho Arquidiocesano de Diáconos, que é presidido pelo Arcebispo, onde acontece uma análise e avaliação dos nomes. Após a escolha eles se voltam a um estudo bíblico, teológico e pastoral”, conta o presidente do CAD.

**Convite para a celebração

*Colaboração: Elias Arruda

Veja Também