Bispos iniciam curso sobre novo diretório para a Catequese

0

A 31ª edição do Curso Anual para os Bispos do Brasil começa nesta terça-feira, 26 de janeiro. A formação, que será concluída na quinta (28), é promovida pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e será realizada, pela primeira vez, totalmente em formato digital.

O tema do curso é a catequese e a implantação no Brasil do seu novo diretório. A intenção da formação é aprofundar as atualizações presentes nos documentos da Santa Sé e também da CNBB. Além disso, o curso vai falar também da Palavra de Deus e do seu anúncio às pessoas.

Os conferencistas serão Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização da Santa Sé, órgão ao qual a catequese é ligada no Vaticano; e o padre Flávio Plácida, professor na Pontifícia Universidade Urbaniana. Os dois abordarão a atual consciência da Igreja sobre a catequese e as implicações de implementação do novo diretório.

O arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Antônio Peruzzo, também integra o time de conferencistas, com a tarefa de apresentar o histórico da caminhada da catequese no Brasil nas últimas décadas.

Com uma média de participação anual de cem bispos, número definido em razão da estrutura do Centro de Estudos e Formação do Sumaré, onde o curso é realizado, o evento deste ano não teve limite de inscrições por conta do seu formato virtual. Duas conferências serão realizadas ao longo do dia, sendo uma pela manhã e outra à tarde. Depois das conferências haverá tempo para os bispos interagirem com os conferencistas convidados.

A formação, que conta sempre com um tema específico e é preparada com dois anos de antecedência, busca desenvolver uma reflexão teórica, teológica e pastoral sobre os temas da Igreja. Sua proposta metodológica se assenta na realização de conferências e outras atividades como conhecimento de experiências concretas ligadas ao aprofundamento. Em geral, os conferencistas são convidados vindos de universidades de Roma, ligados aos dicastérios e conselhos pontifícios da Santa Sé, bispos e professores brasileiros.

*Com informações do site da Canção Nova

Conteúdo Relacionado
X