Bispos elegem presidentes para Comissões Episcopais

*60ª AG CNBB | Foto: Victória Holzbach/CNBB Sul 3
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Após a escolha dos quatro membros da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Episcopado Brasileiro elegeu os 12 nomes que comandarão cada uma das Comissões Episcopais Pastorais. Elas promovem ações, estudos, propostas e animação dos programas e projetos de suas determinadas áreas e também em sintonia com as demais comissões.

Também foi eleito um dos dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), e ficou para esta sexta-feira (28) a escolha dos dois delegados para o Sínodo 2023. Confira a lista de eleitos até aqui:

Comissões Episcopais da CNBB

– Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
“Tem como atribuição favorecer e acompanhar a animação, formação, articulação, informação e cooperação missionárias da Igreja, no Brasil”. (CNBB)
Presidente: Dom Maurício da Silva Jardim

– Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
“Tem por atribuição, a partir da Sagrada Escritura e dos Documentos do Magistério, contribuir para que as orientações eclesiais em matéria de Bíblia e evangelização na Catequese sejam implementadas”. (CNBB)
Presidente: Dom Leomar Antônio Brustolin

– Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé
“Tem como atribuição assistir a CNBB e os seus Membros no exercício do Magistério doutrinal, zelando pela fidelidade da Doutrina da Igreja e pela integridade de sua transmissão, bem como promover a reflexão teológica, para responder adequadamente aos questionamentos e desafios atuais”. (CNBB)
Presidente: Dom Joel Portella Amado

– Comissão Episcopal para a Liturgia
“Tem por atribuição promover, fortalecer e acompanhar a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e inculturação, à luz do Concílio Vaticano II, pois a missão da Igreja está intrinsecamente relacionada com a “dimensão celebrativa e festiva da fé cristã, centrada no mistério pascal de Cristo Salvador, em particular na Eucaristia” (DAp 99)”. (CNBB)
Presidente: Dom Hernaldo Pinto Farias

– Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora
“Tem a atribuição de fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral, na construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres”. (CNBB)
Presidente: Dom José Valdeci Santos Mendes

– Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
“Sua atribuição é assessorar os Regionais e, através dos Regionais, as organizações que, nas Dioceses, se dedicam ao trabalho de despertar, discernir, cultivar, animar, promover e acompanhar as Vocações e os Ministérios da Igreja no Brasil, em todas as suas dimensões”. (CNBB)
Presidente: Dom Ângelo Ademir Mezzari

– Comissão Episcopal para o Laicato
“Tem como atribuição promover a identidade, vocação, espiritualidade e missão, bem como a formação, organização e atuação do laicato na Igreja e no mundo, a fim de que os cristãos leigos e leigas contribuam, com seus talentos e carismas, para o crescimento das comunidades eclesiais, nos diversos serviços e ministérios, na construção de uma sociedade justa e solidária”. (CNBB)
Presidente: Dom Giovane Pereira de Melo

– Comissão Episcopal para a Vida e a Família
“A Comissão tem como atribuição o serviço e a promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.” (CNBB)
Presidente: Dom Bruno Elizeu Versari

– Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
“A Comissão tem como atribuição favorecer mecanismos (estruturas, formação, instrumentos) para o amadurecimento do jovem na sua vocação de discípulo missionário de Jesus Cristo”. (CNBB)
Presidente: Dom Vilsom Basso

– Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso
“A Comissão tem por atribuição promover a unidade dos cristãos e o diálogo inter-religioso no âmbito da Igreja Católica no Brasil, conforme orientações do Magistério e em atenção ao cenário religioso do país”. (CNBB)
Presidente: Dom Teodoro Mendes Tavares

– Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação
“Tem como atribuição promover a ação evangelizadora da Igreja no mundo da cultura e da educação (básica, universitária e ensino religioso), dos Bens Culturais e seu acompanhamento pastoral”. (CNBB)
Presidente: Dom Gregório Paixão

– Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação
“A Comissão tem como atribuição animar e articular projetos estratégicos nos Regionais da CNBB, pelo uso de recursos tecnológicos adequados, integrando e fortalecendo as iniciativas de comunicação da Igreja e o diálogo produtivo com toda mídia”. (CNBB)
Presidente: Dom Valdir José de Castro

Outras Representações

– Representante brasileiro no Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam)
Cardeal Paulo Cezar Costa

*Fonte: A12.com

Veja Também