Bispos e lideranças pastorais pedem arquivamento de licença de mineração na Serra do Curral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Presidência e o Grupo de Trabalho de Ecologia Integral e Mineração do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Leste 2) divulgaram nota solicitando o arquivamento da licença ambiental para explorar a Serra do Curral dada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) de Minas Gerais. Também o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se pronunciou a respeito.

Em nota assinada pelo presidente do Regional e integrantes do GT de Ecologia Integral e Mineração são destacadas questões fundamentais a serem debatidas e consideradas por todos os inseridos no fato, como as populações atingidas, suas organizações, as estruturas da Igreja e os agentes do Estado, que tem poder de decisão.

Para dom Walmor, o licenciamento representa risco para o bioma da região “raro e indispensável como garantia de recursos imprescindíveis à vida das pessoas, especialmente na Capital Mineira e em sua Região Metropolitana”. A autorização, segundo o presidente da CNBB “é grave indicativo de que nova compreensão ambiental precisa inspirar o poder público” e a “questionável decisão do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) causa estranheza e perplexidade”.

Leia na íntegra a nota do Regional

Fonte: Site da CNBB

 

Veja Também