Bispos do Regional Nordeste 1 e Nordeste 4 estão em Roma para a visita Ad Limina Apostolorum

Foto: Site do Regional Nordeste 4
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os bispos do Regional Nordeste 4 e Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB) estão em Roma para a Visita Ad Limina Apostolorum, que acontece de 09 a 15 de maio. Nesta segunda-feira, 09, os bispos do Piauí e do Ceará se encontraram para a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina-PI, Dom Jacinto Furtado Brito, em seguida vão visitar o Dicastério para leigos, família e vida, cuja saudação será feita pelo bispo da Diocese do Crato-CE, Dom Magnus Henrique Lopes.

Na manhã deste domingo, 8 de maio, os bispos se reuniram, no Colégio Pontifício Pio Brasileiro, para tratar dos últimos ajustes e encaminhamentos para a Visita Ad Limina. Nas redes sociais, o presidente do Regional Nordeste IV e bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, destacou o caráter vocacional e missionário da visita:

“Somos aqui, vinte e um bispos peregrinos, provenientes das dezessete dioceses do Ceará e do Piauí. Renovamos nossa fé pascal e apostólica, nossa convicção vocacional, nosso compromisso com a missão e nossa reverência em plena comunhão, ao Papa Francisco”, disse.

Na parte da tarde o episcopado se reúne novamente num encontro com membros da Congregação para a Doutrina da Fé, cuja saudação será feita pelo bispo da Diocese de Sobral-CE, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, e visitação à Penitenciaria Apostólica, cuja saudação será feita pelo bispo da Diocese de Picos-PI, Dom Plínio José Luz da Silva.

A Visita Ad Limina Apostolorum, significa visita aos túmulos dos apóstolos (Pedro e Paulo), que os bispos, sucessores dos apóstolos, realizam a cada cinco anos. Nesta ocasião visitam-se os Dicastérios (departamentos/secretarias) da Cúria Romana, as Basílicas Maiores (São Pedro, São João do Latrão, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria Maior). O Ponto alto da visita é o encontro como o Papa Francisco, no dia 12, às 9h30.

Fonte: Site da CNBB

Veja Também