Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB inauguram agenda de visitas ‘Ad Limina’

0

Em visita que começou no último dia 10 e se estende até 17 de fevereiro, os bispos do Centro-Oeste (Brasília e Goiás) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foram os primeiros a abrir a agenda de visitas Ad Limina ao Papa Francisco e aos organismos e dicastérios do Vaticano em 2020.

Essa peregrinação a Roma, que acontece a cada cinco anos, é denominada de “Visita Ad limina Apostolorum”, que significa no liminar, na soleira, nos limites ou estradas das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo, onde os bispos diocesanos visitam os sepulcros dos Apóstolos, conservados, segundo a tradição, na Cidade de Roma. Para as Igrejas diocesanas, é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.

O ponto alto da visita é o encontro com o Santo Padre, quando os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. Os bispos também têm reuniões nos vários Dicastérios da Santa Sé. No Brasil, a visita é dividida por regionais e o Centro-Oeste está sendo o primeiro a cumprir este compromisso. O Regional Sul 4 encerrará, em outubro, as visitas.

Sentido da visita ‘Ad Limina’ e a agenda dos próximos regionais da CNBB

*Celebração na Capela do colégio Pio Brasileiro, que pertence à CNBB

A visita é uma antiga tradição da Igreja e uma graça de Deus, pois permite aos bispos estarem reunidos juntos à Sé de Pedro. É voltar às fontes originais onde a vida e o carisma iniciaram o caminhar da Igreja, para reavivar e fortalecer o significado desses locais, na vida e na missão dos pastores da igreja de nosso tempo. Essa peregrinação também é uma visita de trabalho, de reuniões e de contatos que os bispos realizam junto à Santa Sé e seus diversos organismos, dicastérios (departamentos), conselhos e comissões pontifícias.

Em diálogo com seus 18 regionais, a CNBB organiza o calendário de visitas por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil. Aprovadas na última reunião do Conselho Permanente da CNBB, as datas foram enviadas a dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, que organizou a agenda de visitas junto ao Vaticano. Para facilitar o processo das visitas, regionais com menor número de dioceses foram agrupados em uma única visita e o regional com maior número de dioceses foi dividido em dois, como é o caso do Sul 1. As datas são apenas referências para a organização na agenda do Papa Francisco.

Regional Leste 2

Entre os dias 26 de setembro e 8 de outubro de 2020, será a vez dos (arce)bispos do Regional Leste 2 da CNBB estarem em Roma para realizar a tradicional Visita Ad Limina Apostolorum, entre eles, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

*Fonte: Site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X