Na última sexta-feira, 18 de março, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Missa de bênção do novo altar dedicado a São José na igreja localizada no Bairro Costa Carvalho, em Juiz de Fora. A Eucaristia foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, e contou com o auxílio do Diácono Manoel Espedito da Cunha.
O rito foi realizado após a homilia. Em entrevista, Dom Gil afirmou que o altar se assemelha a um trono. “Os altares são ornamentos feitos na igreja para poder destacar a importância de algum santo. Colocado no altar, todos o veneram como pessoa que pode nos levar a Deus pelo seu exemplo, pela sua palavra.” O Arcebispo ainda falou do local de honra dedicado ao pai adotivo de Jesus no templo que completará 90 anos em 2022. “Esse novo altar destaca a figura do padroeiro e aproxima essa figura das pessoas para que possam, vendo São José, imitar as suas virtudes, obter o seu patrocínio, invocá-lo para que possa que ele seja um guia, uma força na nossa vida.”
Segundo Padre Pierre, a imagem que antes só aparecia em março não mais sairá da Igreja Matriz. “Depois de um ano todo dedicado a São José, fazer essa reverência é muito significativo. Os paroquianos, os visitantes, os devotos e aqueles peregrinos que por aqui passam terão agora a presença da imagem que era oficial e que aparecia somente no contexto da Festa de São José. Então, é reviver a memória da paróquia, é trazer para a presença do povo o nosso padroeiro.”
Padre Pierre deu um testemunho sobre os sete dias de oração intensa. “Foi um tempo em que nós tivemos muito fortes a presença e o agir de Deus. O Cerco de Jericó nos ajuda na espiritualidade para bem viver São José como aquele homem que faz a vontade de Deus, que sabe discernir a vontade de Deus”. No sábado (19), Dia de São José, a Igreja Matriz sediou oito celebrações eucarísticas.