Bem-aventuranças, pobreza e Eucaristia são tratadas no 7º dia da novena no Seminário Santo Antônio

Na sétima noite de novena dedicada ao seu Padroeiro, o Seminário Santo Antônio recebeu o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, para conduzir as reflexões baseadas no tema da Eucaristia. A Santa Missa reuniu todos os seminaristas e reitores das várias comunidades e dioceses que estudam no local.

A partir do evangelho do dia, o Pastor Arquidiocesano explicou o primeiro sermão de Jesus, que também poderia ser chamado de “aula magna. Ele afirmou que estudiosos dizem que as demais bem-aventuranças são resumidas nesta primeira: feliz os pobres em espírito’. “Vimos que a pobreza pode ser interpretada de várias maneiras, inclusive a partir da Bíblia. A pobreza que é provocada pela injustiça social, pela ganância dos ricos, mas também a pobreza dos sofrimentos, também a pobreza da humildade das pessoas – Deus é grande, nós somos pequeninos-, e até a pobreza de quem se sente pecador, mas confiante na misericórdia de Deus”.

“Santo Antônio nos ensina também a viver intensamente, sabendo que as bem-aventuranças são bem-aventuranças, antes de tudo, do próprio Cristo. Cristo é quem viveu estas bem-aventuranças. Mas todos os santos refletem na sua vida aquilo que Jesus viveu e ensinou”, concluiu Dom Gil.

O tema do 7º dia da novena foi “Eucaristia, alimento que nos salva”. O Reitor do Seminário Santo Antônio, Padre Antônio Camilo de Paiva explicou como foi providente a presença da comunidade formativa nesse dia. “O padre é aquele que alimenta o povo com esse alimento de eternidade, de imortalidade. Santo Antônio soube muito bem traduzir isto nos sermões, inclusive fazendo paralelos importantes entre o alimento do corpo e o alimento da alma, o alimento passageiro e o da eternidade. Então a Eucaristia celebrada dentro dessa perspectiva de sínodo, proposta pelo Papa Francisco, com todos os seminários que estudam na Faculdade de Filosofia e Teologia do Seminário, faz com que nós sejamos um testemunho vivo de sinodalidade”.

O sacerdote ainda reforçou o convite para todos participarem da festa no loca, que vai até o próximo domingo. “Nesta terça-feira, o padre Paulo César, um jovem sacerdote, que cultivou sua vocação dentro de uma nova comunidade, a comunidade de resgate. Então estamos chamando todas as novas comunidades para poderem estar conosco, celebrando esse dia de Santo Antônio. Depois, dia 12 é a vez dos namorados, dos casais, então nós convidamos você que ama a família, você que quer que a sua família seja semelhante à família de Nazaré, à família de Santo Antônio, que você possa vir.”

A programação completa segue abaixo. Para mais fotos desta noite, basta acessar nossa galeria.

Veja Também