Beatificação de dom Helder Camara está prestes a entrar em nova fase

0

No dia 7 de abril de 2015, o ex-arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Helder Pessoa Camara, era declarado “Servo de Deus” pela Santa Sé. Cinco anos após, a Igreja no Brasil, em especial no Regional Nordeste 2 da CNBB, aguardam com esperança o avanço do processo de beatificação e canonização agora na etapa romana.

A Congregação para a Causa dos Santos deve, a qualquer momento, expedir o decreto de validade jurídica da Congregação para a Causa dos Santos reconhecendo que toda documentação minunciosamente estudada, na fase arquidiocesana, está de acordo com as normas da Igreja. Junto com a promulgação, Roma nomeia um relator para acompanhar a produção da biografia documentada (positio) e a defesa das virtudes praticadas por dom Helder.

Segundo o postulador da causa no âmbito arquidiocesano, frei Jociel Gomes, a redação desses novos documentos deverá ser feita por uma pessoa que, de fato, conheça profundamente a vida de dom Helder e sua espiritualidade. Esse nome, explica também o religioso, será indicado pelo atual arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Oração para pedir a Deus a beatificação e canonização de dom Helder Camara e alcançar graças por sua intercessão

“Ó Deus de amor e misericórdia, que destes à Igreja o Bispo Dom Helder Camara, nós vos agradecemos pelo dom de sua vida e vos bendizemos por suas virtudes. Exercendo o seu ministério em favor da justiça e da paz, e dedicando sua missão à causa dos pobres, imitou o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Vós que prometestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorifica-lo com a honra dos altares e, por sua intercessão, dai-nos a graça que vos suplicamos (menciona-se a graça em silêncio). Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos testemunhar o vosso amor e a vossa misericórdia, junto aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao pai.

Confira a notícia na íntegra.

Fonte: Site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X