Beata mineira é celebrada em áreas missionárias de Juiz de Fora

0

No dia 14 de junho celebra-se a festa de Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida como Beata Nhá Chica, a Bem-aventurada. Algumas comunidades são dedicadas a que era conhecida como ‘Mãe dos Pobres’.

No bairro Vila Montanhesa, pertencente a Paróquia Nossa Senhora das Dores, a comunidade Beata Nhá Chica inicia suas comemorações com um tríduo, de 11 a 13 de junho. Para no dia dedicado a padroeira realizar uma missa às 19h30.

Na Paróquia São Pedro, há uma Área Missionária no bairro Caiçaras, dedicada a beata. Nessa comunidade haverá procissão e missa no dia 14. Com saída do lote da Igreja de Nhá Chica partir das 19h.

Nhá Chica

Primeira negra brasileira a ser reconhecida como beata, era filha de escravos, analfabeta, ficou órfã quando criança ainda.  Nasceu em São João Del Rei (MG) mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG), onde morreu no dia 14 de junho de 1895. Desde então, os relatos de cura por intercessão de Nhá Chica são vários.

Devotada a Nossa Senhora, compôs uma novena à Nossa Senhora da Conceição, e em honra a Ela, construiu ao lado de sua casa uma pequena igreja, onde venerava uma imagem desta devoção mariana e diante da qual rezava piedosamente por todas as pessoas que se recomendavam a ela.

Em 1954, a Igreja de Nhá Chica foi confiada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. Desde então teve início bem ao lado da Igreja, uma obra de assistência social para crianças necessitadas que vem sendo mantida por benfeitores devotos de Nhá Chica. Hoje o INC – Instituto Nhá Chica acolhe mais de 150 crianças entre meninas e meninos.

Fonte: Site do Instituto Nhá Chica e Rádio Catedral JF

Confira a programação completa:

Comunidade Beata Nhá Chica – Vila Montanhesa (pertencente a Paróquia Nossa Senhora das Dores)
* A Comunidade fica na Rua Benjamin Elidio de Faria nº 385 – bairro Vila Montanhesa

 De 11 a 13 de junho – Tríduo
19h30 –  Celebração da palavra

Dia 14 de junho – Dia oficial da celebração da Beata Nhá Chica
19h30 – Santa Missa em honra a Padroeira

Comunidade Beata Nhá Chica – Caiçaras (pertencente a Paróquia São Pedro)
* A comunidade fica na Rua K, 413 – Caiçaras II

Dia 14 de junho – Dia oficial da celebração da Beata Nhá Chica
19h – Procissão saindo do lote da Igreja, na rua K, esquina com a rua João Paulo II, nº 121. Em seguida acontece a missa na cada de uma fiel, na rua Dnar Rocha,  413 – Caiçaras I

Conteúdo Relacionado
X