Audiência do Papa ao presidente russo Putin: cerca de uma hora de conversa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Durou cerca de uma hora a audiência do Papa Francisco ao presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, recebido hoje no Vaticano com uma comitiva. A conversa privada teve lugar na Sala da Biblioteca, após a chegada do chefe do Kremlin, pouco depois das 14h00 (hora de Roma), ao Palácio Apostólico, precedido pelo Ministro do Exterior russo, Serghei Lavrov.

Em um comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé informa que durante as cordiais conversações, ambas as partes expressaram a sua satisfação pelo desenvolvimento das relações bilaterais, que foram ainda mais reforçadas com a assinatura hoje de um protocolo de entendimento relativo à colaboração entre o Hospital “Bambino Gesù” e os Hospitais Infantis da Federação Russa. Foram também abordadas algumas questões importantes para a vida da Igreja Católica na Rússia.

Durante o colóquio foi discutida a questão ecológica, como também algumas questões internacionais, com particular referência à Síria, Ucrânia e Venezuela.

A troca de presentes

Na conclusão do encontro a saudação à delegação russa e a troca de presentes. O Pontífice ilustrou ao Chefe de Estado uma medalha do fim da Primeira Guerra Mundial. Depois entregou uma cópia da Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 1º de janeiro passado, assinada hoje para Putin, depois as exortações apostólicas Gaudete et Exultate sobre o chamado à santidade no mundo contemporâneo e Christus Vivit aos jovens e a todo o Povo de Deus, enfim, um exemplar do Documento de Abu Dhabi sobre a fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum. O Presidente Putin doou ao Papa um ícone, um livro e a cópia de um filme.

Terceira audiência do Papa a Putin

Em seguida, o encontro com o cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin e o arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados. A audiência de hoje foi a terceira do Papa Francisco ao Presidente da Federação Russa, depois dos encontros de 2013 e 2015.

Fonte: Site Vatican News

Veja Também