Atividade no Santuário Nacional promove busca por vocações religiosas

Foto: Portal A12/Thiago Leon
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Igreja do Brasil dedica agosto como o mês das vocações. Durante este tempo, em cada domingo do mês, é recordada uma vocação específica. No terceiro domingo é lembrada pela Igreja Católica a vocação religiosa, composta por padres e freiras ligados a uma congregação, ou seja, que vivem de acordo com as regras de uma família religiosa.

O Santuário Nacional é cuidado por uma dessas congregações que existem no mundo. Os Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são os responsáveis pelo zelo da Basílica de Aparecida. Os mesmos possuem um Secretariado Vocacional, responsável em divulgar a sua missão para todo povo Católico, inspirando o chamado a novos padres e irmãos.

Com esta missão, o Secretariado Vocacional Redentorista vai promover durante oito dias a Semana Vocacional, começando no próximo domingo (15) com a abertura na missa das 18h. No decorrer da semana, na missa das 9h, preces recordam de forma específica a vocação religiosa. A ação evangelizadora segue até o dia 22 de agosto com a celebração de encerramento que acontece às 18h na Basílica de Aparecida.

O tema geral desta semana é “Com São José, responder ao chamado de Deus”. A atividade, que reúne uma história de 52 anos promovendo ações voltadas as vocações, já colheu muitos frutos, como é o caso, do Diácono Diego Antônio da Silva, que respondeu ao seu chamado vocacional em 2005, durante uma visita das missões redentoristas em Guaranésia (MG), sua cidade natal.

Hoje, ele se prepara para a ordenação sacerdotal, que vai acontecer em 18 de setembro deste ano, pelas mãos do Arcebispo de Pouso Alegre (MG), Dom José Luiz Majella Delgado. O diácono conta que para chegar até sua ordenação, o Secretariado Vocacional Redentorista contribuiu na caminhada de discernimento vocacional.

“Eles ajudam todo processo de discernimento (vocacional). Às vezes a gente chega jovem, muito encantado com tudo, muito cheio de dúvidas. O Secretariado é este acompanhamento que nos ajuda a amadurecer a nossa experiência de fé”, afirma Diego.

Clicando aqui é possível acompanhar a programação completa. Lá também está disponível um material para download que pode ser aplicado em grupos de jovens ou de formações para pessoas em processo de discernimento vocacional.

Fonte: Santuário Nacional de Aparecida

Veja Também