Atendimento do Grupo São José, da Catedral, passa por reformulação

Neste segundo semestre de 2023 o Grupo São José, responsável por atender gestantes em situação de vulnerabilidade social na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, passou por uma reformulação de atendimento, pois desde o início da pandemia está funcionando com uma quantidade menor de voluntárias, pois a maioria se afastou devido aos riscos.

Completando 30 anos de existência o grupo de voluntárias já assistiu a centenas de mulheres, com atendimento espiritual e formação para as gestantes mais necessitadas, em sua maioria, adolescentes.

De acordo com a coordenadora do grupo, Maria de Fátima Ribeiro, a reformulação foi necessária devido ao trabalho restrito, porque antes da pandemia a atuação da pastoral era com dois grupos. “Depois da pandemia a gente ficou com um grupo só. Então a gente recebia e atendia as gestantes. Estavam vindo muitas gestantes e estávamos sem tempo, porque a gente não podia preparar porque chegava de imediato”.

Maria de Fátima explicou que o grupo se reuniu e decidiu fazer a entrega uma vez por mês. “A primeira coisa que gostei muito é a bênção de um padre ou do diácono Waldeci, que está ajudando a gente muito. Decidimos que, na última terça-feira de cada mês, reuniremos as gestantes que estiverem no oitavo mês para entregar os enxovaizinhos. Nesse mês a gente preparou um lanchinho para elas e fizemos a entrega nesse dia”, destacou.

Ela falou, ainda, sobre a linda mensagem que o Padre Danilo Celso de Castro passou para as gestantes antes de dar a bênção. O Vigário Paroquial da Catedral destacou que elas eram muito abençoadas porque optaram pela vida. “Eu achei muito bonito, ele tem um coração muito grande, ele sempre vai na nossa sala e está sempre abençoando nosso grupo”, disse Fátima com muita gratidão. Sobre o encontro mensal ela esclareceu que “fica melhor para gente e para elas também, porque aí a gente conhece elas, bate um papo e faz orações”.

Fonte: Site da Catedral Metropolitana

Veja Também