Atendentes paroquiais participam de encontro no Seminário Santo Antônio

0

Nessa quinta-feira, dia 20, cerca de 50 colaboradores de várias paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora estiveram reunidos durante todo o dia no Seminário Santo Antônio, para participar do Encontro de Atendentes.

Os participantes foram acolhidos às 9h, com café da manhã. Em seguida, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, conduziu um momento de oração. A primeira palestra do dia foi ministrada pelo professor do curso de Administração do Centro de Ensino Superior (CES/JF), Sebastião Alves.

Em seguida, a gerente administrativa do prédio da Cúria Metropolitana, Natália Müller, falou sobre suas experiências dentro da Igreja, tanto nos trabalhos pastorais, como profissionais. Ela relatou alguns desafios nas funções de atendente, secretária e também sua função atual.

As atividades do período da manhã foram encerradas após um trabalho em grupo, seguido do almoço. Na parte da tarde, foram realizadas outras palestras com padres que trabalham na administração de nossa Igreja Particular, com as funcionárias do Arquivo Arquidiocesano, Helaine de Freitas Gomes e Janaina de Paula Almeida, e com o notário do Tribunal Eclesiástico, Robson Oliveira.

O ecônomo da Cúria, Pe. Liomar Rezende de Moraes, falou sobre sua visão em relação à importância do evento. “Um encontro como esse tem o objetivo de valorizar o trabalho do colaborador. Um atendente representa verdadeiramente a cara da paróquia, pois é com ele o primeiro contato das pessoas, antes do próprio padre. Por isso, a importância dessa troca de experiências entre todos que estão aqui hoje”.

Para o vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, “é muito importante que eles tenham espiritualidade, que eles sejam não só atendentes, mas acima de tudo, agentes de pastoral. Esse momento de partilha e aprofundamento faz com que eles cresçam e desenvolvam seu trabalho cada vez melhor”.

*Colaboração: Leandro Novaes

Conteúdo Relacionado
X