Assista ao documentário sobre a Catedral Metropolitana

*Foto: Fernando Priamo

No último dia 28 de março, Domingo de Ramos, foi lançado o documentário sobre a restauração das pinturas internas da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. A produção, executada pela Octo Filmes, de São João del-Rei (MG), foi iniciada em agosto de 2020 e detalha a reforma pela qual passou a principal igreja da região nos últimos sete anos.

Intitulado “Catedral de Juiz de Fora: um monumento erguido a Deus”, o vídeo tem cerca de trinta minutos e conta com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, de quem foi a iniciativa dos reparos. “Na parte externa, bem conservada, conseguimos fazer a pintura, mas internamente encontramos a Catedral que não só necessitada de restauro, mas também de revisão de um projeto original que nos parecia não ter sido concluído”, observou o prelado.

O documentário conta ainda com o depoimento do Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, que foi Pároco da Catedral de 2014 a 2019 e presenciou as últimas grandes reformas: além da renovação da fachada, a conclusão da cúpula e a restauração das pinturas internas. O atual Pároco, Padre José de Anchieta Moura Lima, que conduziu a finalização das obras, também falou sobre os sentidos religioso e social da reparação.

Através da fala da jornalista e escritora Rita Couto, o filme traz dados históricos sobre os primórdios da igreja que se tornaria a Catedral e dos templos dedicados a Santo Antônio que a antecederam na região. A produção revela também as observações do médico Pedro Duarte Gaburri, paroquiano que acompanhou não só a última reforma, mas a primeira pintura da Matriz de Santo Antônio, datada de 1956.

“Nós, católicos, quando construímos uma igreja, nós não construímos apenas um espaço para reunião, mas um espaço que dialoga com a liturgia, com o povo. A comunidade aprende, também, com aquilo que está estampado nessas paredes. A igreja […] busca a arte para traduzir a sua mensagem”, explicou Dom Gil Antônio Moreira em um trecho do vídeo.

Confira a íntegra da produção: