*Com informações da CNBB
A Santa Missa desta terça-feira (17), sétimo dia da 56ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional de Aparecida, fez memória aos 15 bispos falecidos desde a última assembleia, em 2017. O arcebispo de Maceió (AL), Dom Antônio Muniz Fernandes, presidiu a celebração no Altar Central.
“Hoje celebramos nossos irmãos que participam conosco, que disseram um até logo, até breve, e que hoje dizem para a nossa Conferência: coragem, eu venci o mundo”, disse, durante a homilia. Dom Antônio Muniz ainda disse que a “nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nunca foi, nem nunca será, um sindicato ou um partido político. Nossa conferência, com este quadro orante que fizemos para o dia de hoje, é uma pérola preciosa, se não a mais preciosa no infinito mistério de comunhão”.
Pela manhã, o Episcopado Brasileiro tratou sobre as orientações para a mídia católica e a mensagem para a Congregação para os Bispos. Ainda houve a votação da reforma dos estatutos da CNBB, bem como a continuidade do escrutínio para a escolha dos bispos titulares e suplentes que vão representar o Brasil na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontece entre 3 e 28 de outubro de 2018.
Além das votações, teve início ainda a apresentação das experiências evangelizadores, sendo a primeira delas a Pastoral do Menor. À tarde, os bispos refletirão sobre o projeto “Comunhão e Partilha” e sobre outras duas experiências evangelizadoras: juventude e superação da violência e Pastoral Universitária. Na última sessão, das 18h às 19h30, será apresentada uma experiência de iniciação à vida Cristã, tema central da 55ª AG. Às 18h, tem início a realização da Celebração Ecumênica, aberta a todos.
Vale lembrar que o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, participa da 56ª Assembleia da CNBB. O pastor está acompanhado do Frei Flávio Henrique de Castro, pmPN e do Padre Leonardo José de Souza Pinheiro, que é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450