Às vésperas de ordenações presbiterais, futuros sacerdotes fazem Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na última sexta-feira, 7 de agosto, os Diáconos Transitórios João Carlos Ventura de Oliveira, Kayo Cerqueira de Paiva e Leandro de Senna Monaia fizeram a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade que precedem a Ordenação Presbiteral. O rito aconteceu na Capela do Seminário Santo Antônio, durante Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Na ocasião, também foram abençoados os cálices e as casulas que os jovens receberão em suas respectivas ordenações. A Eucaristia foi concelebrada pelo Formador da Comunidade de Teologia, Padre José Domício Ferreira da Silva, pelo Ecônomo do Seminário, Padre Welington Nascimento de Souza, e pelo Padre José Sávio Ricardo.

O momento ainda marcou o encerramento do Retiro Espiritual do qual os futuros sacerdotes participavam desde segunda-feira (3) e que foi orientado por Padre Sávio. Durante o encontro, o pregador utilizou como fio condutor a Oração Sacerdotal de Jesus (Cf. Jo 17), além das homilias de Papa Francisco em suas Missas Crismais. A partir das falas do Santo Padre, os Diáconos Transitórios foram chamados a ser “pastores com o cheiro de suas ovelhas”.

Ordenações

Em março deste ano foram marcadas as datas das ordenações presbiterais de João Carlos, Kayo e Leandro, mas, devido à pandemia do novo coronavírus, elas precisaram ser adiadas. Com novas datas e participação restrita aos familiares e amigos, todas as celebrações serão transmitidas pelas redes sociais da WebTV “A Voz Católica” e pela Rádio Catedral Juiz de Fora.

O primeiro a ser ordenado será o Diácono Kayo. A Santa Missa está marcada para o próximo sábado, dia 15, às 9h30, na Catedral Metropolitana. Duas semanas depois será a vez de o Diácono Leandro receber o segundo grau do Sacramento da Ordem. A celebração será em 29 de agosto (sábado), às 9h30, também na Catedral. Já o Diácono João Carlos será ordenado sacerdote no dia 7 de setembro (segunda-feira), às 9h30, na Matriz São José, em Bicas (MG), onde nasceu.

*Colaboração: Monalisa Lima

Veja Também