No último sábado, 23 de setembro, a Igreja Particular de Juiz de Fora ganhou mais um sacerdote: o Padre Jadai Leandro Anastácio Alves. O local escolhido por ele para abrigar o rito de Ordenação Presbiteral foi o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha (MG), que no dia seguinte celebraria sua padroeira.

Foi lá, também, que o então diácono transitório serviu nos últimos seis meses, ao mesmo tempo em que atuava na Paróquia São Sebastião, de Senador Cortes (MG). “Pedi a Dom Gil que a minha ordenação fosse aqui pelo fato de estarmos celebrando o Ano Mariano na nossa Arquidiocese, e também pela minha particular devoção à Nossa Senhora. É uma alegria muito grande estar sendo ordenado aqui no Santuário das Mercês, porque olhando para o ‘sim’ de Maria, sinto-me fortalecido para a cada dia ir dando também o meu ‘sim’. Hoje, de modo indivisível, de modo total, venho dar o meu ‘sim’ à Igreja e à missão que ela me chama”, justificou o neossacerdote.
O tempo de convivência também foi recordado pelo Reitor do Santuário, Padre Anderson Januário Hudson. “É com muita alegria que hoje, véspera da festa solene de Nossa Senhora das Mercês, a paróquia, o santuário, o povo de Deus de Mar de Espanha acolhe o Diácono Jadai, depois de termos vivido com ele essa experiência que, apesar de curta, foi muito profunda. Na alegria do Jadai que se ofereceu como diácono, hoje nós o apresentamos a Deus para essa consagração total ao sacerdócio.”
Ao citar características marcantes do jovem presbítero, Padre Anderson citou a alegria e a presteza. “O Jadai é muito serviçal e isso é muito bom para a diaconia. Ele hoje é ordenado padre, mas a nossa ordenação diaconal não fica anulada; continuamos servindo à Igreja, servindo ao povo de Deus.” Por fim, o reitor do Santuário Nossa Senhora das Mercês fez uma prece. “Que a Santíssima Virgem Maria, Mãe das Mercês, com suas mãos abertas, abençoe, proteja e cuide com muito carinho deste irmão que se oferece com toda a abertura do coração para a Igreja, para o serviço da nossa Igreja Particular de Juiz de Fora na preparação do seu centenário.”
Para o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Padre Antônio Camilo de Paiva, o sentimento é de missão cumprida. “O Seminário está aí para formar padres para a Igreja; no caso do nosso Seminário, padres, diáconos e leigos. [Jadai] é um homem de uma boa comunicação, tem o ritmo bom e é antenado com a modernidade, então ele é capaz de costurar com o tempo moderno sem perder a essência da doutrina. É do povo, é simples, é conversado, tem papo com todo mundo, e é essa a missão do padre, ser ponte”, pontuou Padre Camilo.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Celebração Eucarística. “Um dos momentos mais belos, mais importantes da vida de uma diocese é a ordenação de um padre. É mais um servo de Deus que se coloca a serviço da Igreja, unido a seu bispo, portanto, colaborador e sucessor dos apóstolos”, comentou o Pastor Arquidiocesano. Dom Gil também recordou o triste contexto no qual aconteceu a Ordenação Presbiteral: quando está em discussão a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. “Tudo isso vai compor a nossa liturgia de hoje, seja em ação de graças, seja com uma grande súplica, para que todo sacerdote seja defensor da vida e propagador da vida espiritual, da vida que vem do Alto”, afirmou.
Dom Gil ainda comentou o fato de o lema de ordenação escolhido por Padre Jadai – “Senhor, Tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo” (Jo 21,17) – ser o mesmo que rege o seu Episcopado. “Esse lema sempre me chamou muito a atenção, porque é a expressão do coração de Pedro diante do grande amor que ele tinha por Nosso Senhor Jesus Cristo. E é este amor que explica tudo: o amor de Pedro é o amor da Igreja, o amor da Igreja é o amor de cada filho e ministro da Igreja. Então, quando o Jadai escolhe esse lema, ele tem o coração unido ao meu, mas muito mais: nós dois unidos a Cristo, para que o seu amor seja propagado e toda pessoa na Igreja, seja consagrada pelo batismo, seja consagrada pelo sacramento da ordem, prime por este grande amor a Jesus Cristo, que vai significar e explicar todas as outras atitudes na sua vida.”
Ao final da celebração, Dom Gil anunciou que Padre Jadai permanecerá nas paróquias Nossa Senhora das Mercês e São Sebastião até o início de 2024, notícia que foi festejada pelos mar-de-espanhenses.
Clique aqui e confira todas as fotos da Ordenação Presbiteral.
Primeiras missas
As primeiras missas presididas pelo neossacerdote aconteceram neste domingo, dia 24: pela manhã, a celebração aconteceu em sua cidade-natal, Maripá de Minas (MG). À noite, Padre Jadai conduziu a festa de Nossa Senhora das Mercês, no Santuário. Já na noite da próxima terça-feira (26), ele estará na Matriz de Senador Cortes, onde a Eucaristia será às 19h.