Artigos

Como temos caminhado até aqui

Preparado pelas comissões organizadoras, realizado, sem pressa, com reuniões e celebrações variadas e frequentes durante um ano e meio, o I Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora foi aberto a 13 de dezembro de 2009 e concluído na festiva celebração de Santo Antônio, Padroeiro da Arquidiocese, a 13…

Passos de Nossa Caminhada Sinodal         

Ao dar início ao II Sínodo de nossa Arquidiocese juiz-forana, recordemos alguns acenos da caminhada de nossa Igreja Particular na última década, quando a iniciamos celebrando o I Sínodo Arquidiocesano. A missão da Igreja, e por consequência de seus Pastores, é levar Cristo a todos e todos a…

Arquidiocese de Juiz de Fora abre seu Sínodo

A celebração do dia 7 de dezembro na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora foi um presente do céu. Muito bem preparada pela equipe, com um coral excelente e participada por cerca de 3 mil pessoas que lotaram a igreja e os salões adjacentes, foram evidentes a piedade, a unção e a animação…

Sínodo Arquidiocesano

Estamos para iniciar as atividades práticas do 2° Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora: 7 de dezembro será o grande dia. Com a Ordenação de 28 novos diáconos, daremos partida a nova fase da Igreja Particular, ampla revisão, animação e revitalização da vida eclesial na cidade e no campo. Tudo vem…

Educação Católica diante de desafios

A Igreja tem sido respeitada como perita em Educação. Há, no mundo de hoje, milhares de escolas católicas com milhões de alunos. Estão presentes inclusive em países não cristãos. Não há muito tempo, a Congregação para a Educação Católica da Santa Sé romana foi procurada por alguns chefes…

São Pedro de Alcântara, padroeiro do Brasil

São Pedro de Alcântara, cuja festa se celebrava antigamente no dia 12 de outubro, foi um importante e santo Frade Franciscano que fez a reforma da Ordem no século XVI, nascendo a Ordem dos Frades M. Capuchinhos. Era espanhol, mas muito venerado em Portugal, inclusive por ser espanhola a Rainha,…

Peregrinando nos caminhos do Senhor

Entre os dias 13 e 27 de setembro, a Arquidiocese de Juiz de Fora esteve em peregrinação à Terra Santa e a alguns santuários italianos. Contando com 55 pessoas, sendo nove de outras (arqui)dioceses, a nossa Igreja Particular promoveu e realizou verdadeiro Exercício  Espiritual, nos lugares santos…

As Igrejas que compõem a unidade Católica

Quando Cristo rezou prevendo sua morte, pediu ao Pai, por três vezes, a unidade de seus seguidores. Tal oração encontra-se no evangelho de São João, onde se pode ler: “Pai, que todos sejam um, como eu e Tu, para que o mundo creia” (cf Jo. 17, 21). Na força desta oração, tem origem o termo …

Arte que comunica e evangeliza

Nos últimos meses, a Arquidiocese de Juiz de Fora tem se esforçado para reformar o muro que divide a chamada “Colina da Fé” da Avenida Rio Branco, principal via de Juiz de Fora. Para quem não conhece, o terreno, que abriga o Seminário Santo Antônio, tem hoje, ao seu lado, uma nova construção,…

Diáconos: servos do altar e dos pobres

O modelo do diácono na Igreja é Cristo, o eterno Diácono do Pai. Todo Ministério Ordenado é como a atualização do ministério do Filho de Deus, nosso Salvador. Quanto ao termo, diácono significa servidor, tendo origem etimológica no idioma grego. O ministério diaconal foi instituído pelos…

Abraão: exemplo de fé

Na semana que terminou, parte do clero de Juiz de Fora fez um retiro espiritual de grande profundidade. Por ser muito numeroso, os dias de recolhimento devem ser feitos em duas etapas: a primeira delas foi em fevereiro, com a metade dos sacerdotes; e a segunda metade fez agora, de 22 a 26 de…

Ataques infundados ao Papa Francisco

No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra a Festa de São Pedro e São Paulo. Nos lugares onde não é mais feriado esse dia, a celebração é sempre realizada no domingo seguinte, como no Brasil. A solenidade, importante no calendário litúrgico da Igreja, é muito antiga. As orações da Missa foram…

Folha Missionária Número 100

O número 100 é sempre especial. Os centenários das cidades, dos eventos, das datas mais significativas, em geral, são celebrados com festas. Têm aumentado nos dias atuais as comemorações centenárias de pessoas longevas que, atingindo tal idade, reúnem familiares e amigos para brindes. Ao atingir…

As Comunicações Sociais, valores e perigos 

Para celebrar o 53º Dia Mundial das Cominações Socais, que se dá, todos os anos, na Festa Pascal da Ascensão do Senhor, o Papa Francisco envia interessante mensagem aos cristãos e às pessoas de boa vontade. Neste texto, ele vai propor reflexão sobre uma antropologia centrada na pessoa como um…

O Terço rezado pelos Bispos na Assembleia da CNBB

No dia 4 de maio passado, primeiro sábado do Mês de Maria, o Terço de Nossa Senhora foi, pela primeira vez, recitado em comunidade na Assembleia da CNBB. Daí para frente, será rezado todos os dias, às 7h, no Santuário de Aparecida, em preparação para a Missa diária celebrada às 7h30, durante os…

Círio Pascal: sinal do Cristo Ressuscitado

Durante a Vigília Pascal, realizada no Sábado Santo e chamada a “mãe de todas as vigílias”, as trevas vão, aos poucos, dando lugar à luz que se acende à porta da igreja. O Círio Pascal, aceso no início da liturgia, é uma imagem simbólica do Cristo Ressuscitado. Representa a luz do Filho de Deus,…

Semana Santa ainda serve para o Século XXI?

A Semana Santa é a semana mais importante para o mundo cristão. É quando celebramos a Páscoa da Ressurreição e, para isso, meditamos sobre a forma com que isto aconteceu na vida de Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus. Não é somente um homem, não é apenas um mestre, mas é homem e Deus verdadeiros.…

ACORDE Escola de Música Arquidiocesana

Era um sonho nosso. As crianças do Instituto Padre João Emilio não poderiam ficar desamparadas em sua adolescência. Terminando sua participação no projeto de reforço escolar, turno e contraturno, aos onze anos, deveriam se desligar da casa que as acolhe com carinho. Idealizamos, então, a Escola…

Conversão: Ato que Liberta

Um dos movimentos da alma humana na Quaresma deve ser a revisão de vida. Por ela se enxerga o que de bom já se realizou e percebe-se o que existe ainda de omissão ou de erros que precisam ser corrigidos. Ao fiel, resta a confiança em Deus, para empreender, com humildade, o caminho da conversão,…

Brumadinho, até quando?

Faz um mês. É de cortar o coração. As imagens são impressionantes e fazem chorar. É sofrimento a céu aberto. A angústia das famílias, das pessoas, da comunidade, da cidade inteira, de um Estado e de um País, que já haviam assistido cenas parecidas, há três anos, interroga à mente: até quando? O…
X