Artigos

A Misericórdia que traz paz, perdão e missão

Celebramos o Segundo Domingo da Páscoa. Antigamente era chamado Domingo in Albis, pois era o dia em que os cristãos que foram batizados na Vigília Pascal depunham as suas vestes brancas com as quais tinham se revestido durante toda a Oitava da Páscoa. Desvestiam-se do símbolo, mas conservavam a…

A Páscoa nos põe de pé

Depois de celebrar com Cristo a penitência da Quaresma, Sua paixão e morte na Semana Santa, recordaremos, nos próximos 50 dias, a Páscoa da Ressurreição. O Senhor não permaneceu na morte, mas ressuscitou, ressuscitou de verdade, não morre mais. Com Ele todo o orbe se alegra, se refaz. É a vida…

Páscoa: força que vence o desânimo

A palavra 'Páscoa' significa passagem, pesach em hebraico. Relembra a passagem do anjo exterminador no Egito, quando o povo hebreu estava para sair da escravidão e seus primogênitos foram poupados da morte, por intervenção divina (Cf. Ex 11,7). Também recorda a travessia do Mar Vermelho, que se…

Mulher servidora

Iniciando a quinta semana da caminhada quaresmal, somos chamados a olhar especialmente para Maria, a mulher que o Pai escolheu para ser a mãe do Salvador. Como tal, ela não só gera o Filho, mas O acompanha em toda a Sua trajetória vital, assumindo com Ele os momentos de alegria, mas, sobretudo,…

A luz de Deus na escuridão da pandemia

A celebração do Domingo da Alegria, em latim, Domingo Laetare, marca exatamente o centro da Quaresma; já caminhamos 20 dias e daqui a 20 dias estaremos celebrando a Páscoa. Nosso coração, marcado pela penumbra da penitência, do jejum, da abstinência, se volta agora para frente e já vislumbra a…

Purificando a nossa fé

Na caminhada quaresmal, a Igreja apresenta também o intrigante episódio da expulsão dos vendilhões do templo, praticado com veemência por Jesus. Os quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João) apresentam Jesus indo a Jerusalém para celebrar a Páscoa. Porém, ao aproximar-Se do Templo,…

Em comunhão com o Papa Francisco no Iraque

Terminou a histórica visita do Sucessor de Pedro ao Iraque. Foi a primeira vez que um Papa visitou aquela terra tão querida e importante para as três religiões monoteístas: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. É a terra de Abraão, nosso pai na fé. É a antiga Mesopotâmia, onde se passaram os…

Transfiguração no Itinerário Quaresmal

Desde o ano de 2010, os jovens da Arquidiocese de Juiz de Fora, em seu itinerário rumo à Pascoa, fazem sua Via-Sacra no Segundo Domingo da Quaresma, subindo o Morro do Cristo, no Centro de Juiz de Fora. No presente ano, nesta 12ª versão, tal celebração foi realizada em formato virtual, dadas as…

Romaria Virtual do Terço dos Homens

No último final de semana, celebramos, pela primeira vez, uma romaria do Terço dos Homens de forma virtual. Ano passado, eram mais de 80 mil homens presentes em Aparecida. Numa surpresa que ninguém imaginava, chegou a pandemia do coronavírus, que estabeleceu um novo jeito de viver e até de rezar.…

“Eu quero. Fique curado” (Mc 1, 41)

Celebramos, no dia 14 de fevereiro, o último domingo da primeira fase do Tempo Comum; continuaremos depois de Pentecostes. Naquele dia, a Mãe Igreja nos chamou a refletir sobre Jesus que nos cura de nossas doenças e nos liberta de todo mal. De fato, no Pai Nosso, rezamos todos os dias:…

Rumo aos cem anos da Diocese

A Igreja, sempre fiel ao mandado do Senhor, “Ide pelo mundo inteiro, propagai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15), e submissa à sua autoridade, cria dioceses e ordena novos ministros em seu caminhar histórico. Assim, enquanto conferimos a sagrada ordem do diaconado aos nossos caríssimos…

Aproxima-se a chegada do Senhor

No último domingo (29) a Igreja deu início ao Advento, tempo de quatro semanas em preparação para o Natal. Composto de duas partes, o referido tempo litúrgico pretende auxiliar na expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos e para a celebração litúrgica do Seu nascimento em Belém de…

Dar a Deus o que é de Deus

Celebramos, nesse 29º Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial das Missões. Recordemo-nos de que todos somos missionários pelo Batismo e não nos esqueçamos de tantos (as) que escolhem a vocação missionária para irem para longe e lá anunciarem o nome de Cristo. Ao final das Missas desse dia, fizemos…

Rogai por nós, Senhora Aparecida!

Celebramos, na última segunda-feira, 12 de outubro, o Dia de nossa excelsa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Ainda no contexto desta linda festa, à qual celebramos com certas limitações em 2020, rezemos pela nossa querida Pátria Brasileira, por seus governantes e por seu povo. Somos todos…

Igreja, a Casa de Todos

As novas pinturas internas da Catedral No dia 1º de outubro do corrente ano de 2020, quando Deus nos possibilitou celebrar a Missa do Santo Crisma, transferida da Quinta Feira-Santa por motivo da pandemia da Covid-19, inauguramos as novas e belas pinturas internas da Catedral. A ornamentação…

“O Senhor me ungiu, me consagrou, me enviou…”

Impelidos pela situação da pandemia do novo coronavírus, o último dia 1º de outubro se tornou para nós uma data muito especial. Foi a primeira vez que estivemos reunidos, clero e seu Pastor Arquidiocesano. Transportamos para esse início do mês, dedicado às missões, toda a santidade e unção pascal…

O Sacerdócio de Cristo na Igreja

Neste mês de agosto, dedicado às vocações, já ordenamos três sacerdotes e, nos próximos dias, mais dois jovens receberão o Segundo Grau do Sacramento da Ordem. Entretanto, cabe-nos lembrar que há somente um sacerdote na Igreja: é Cristo. Pela bondade, pela misericórdia, pelo amor que tem à…

Os chinelos do Cura d’Ars

Como foi bela aquela viagem! Comigo foram quatro colegas, quando estudávamos em Roma. O calendário primaveril da Europa, marcava o dia 5 de abril de 1991. Eram os primeiros dias de Páscoa, quando as faculdades romanas oferecem férias festivas de uma semana. De Paris, tomamos um trem muito veloz…

Sete Parábolas de Jesus sobre o Reino

O número sete, na cultura judaica, tem especial significado. Representa plenitude. Para traduzir a palavra de Jesus, o Reino de Deus, o evangelista São Mateus escolheu sete comparações, a que chamamos parábolas. Estão todas no capítulo 13 de seu evangelho. Na liturgia católica, todas essas…
X