Artigos

O Sacerdócio de Cristo na Igreja

Neste mês de agosto, dedicado às vocações, já ordenamos três sacerdotes e, nos próximos dias, mais dois jovens receberão o Segundo Grau do Sacramento da Ordem. Entretanto, cabe-nos lembrar que há somente um sacerdote na Igreja: é Cristo. Pela bondade, pela misericórdia, pelo amor que tem à…

Os chinelos do Cura d’Ars

Como foi bela aquela viagem! Comigo foram quatro colegas, quando estudávamos em Roma. O calendário primaveril da Europa, marcava o dia 5 de abril de 1991. Eram os primeiros dias de Páscoa, quando as faculdades romanas oferecem férias festivas de uma semana. De Paris, tomamos um trem muito veloz…

Sete Parábolas de Jesus sobre o Reino

O número sete, na cultura judaica, tem especial significado. Representa plenitude. Para traduzir a palavra de Jesus, o Reino de Deus, o evangelista São Mateus escolheu sete comparações, a que chamamos parábolas. Estão todas no capítulo 13 de seu evangelho. Na liturgia católica, todas essas…

O Semeador

Começamos, no 15º Domingo Comum, do ano A, a ler uma série de parábolas de Jesus, anunciadas por São Mateus. Parábola é um jeito de Jesus pregar as verdades, anunciar o Reino de Deus. São comparações, pequenas histórias para o povo entender facilmente Sua Palavra. São Mateus selecionou sete…

São Bento e a Eucaristia

Nas proximidades da festa de São Bento, celebrado no dia 11 de julho, vejamos um dos aspectos mais importantes de sua vida monástica: a Eucaristia, centro de toda a liturgia. Segundo relatos históricos São Bento morreu, em pé, amparado por dois monges, como se estivessem sustentando a cruz de…

Não tenhais medo!

No evangelho do 12º do Tempo Comum, Ano A, celebrado este ano a 21 de junho, Jesus diz três vezes aos apóstolos: “Não tenhais medo”. Em muitos outros lugares e ocasiões, Ele repetiu esta mensagem, como, por exemplo, na tempestade em alto mar. Desta vez, contudo, o Senhor está dando instruções,…

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo!

A festa da Santíssima Trindade, celebrada no dia 7 de junho, nos recorda a verdade sobre Deus e a base sólida da Igreja de Jesus Cristo. No evangelho daquele domingo, escutamos o Senhor dizer que “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra tudo o que n’Ele crer,…

Enviai o vosso Espírito e renovareis a face da Terra!

Durante as duas últimas semanas do Tempo Pascal, lemos, na liturgia, o grande diálogo de Jesus com os Apóstolos, nas vésperas de sua paixão, registrado por São João nos capítulos de 13 a 17 de seu evangelho. Tudo tem caráter de despedida que traz para os discípulos, ainda frágeis na compreensão…

A Páscoa no ano em que o mundo parou

Nesta situação tão especial do mundo hodierno, marcado pela pandemia do novo coronavírus, a celebração da Páscoa representa um hálito de esperança, uma força que anima, sentimento que traz paz, no meio das lutas e apreensões dos médicos, das autoridades públicas e de toda a população. Depois da…

Viver a Semana Santa em tempo de pandemia

Chegou o momento de celebrarmos, deste jeito tão diferente, tão novo, a nossa Semana mais importante do ano. O sentimento mais forte deste momento é a nossa comunhão de irmãos em Jesus, Nosso Senhor, distantes fisicamente, mas plenamente unidos espiritualmente por este dom de Deus que são os…

Um jovem santo no meio urbano

Estamos, em pleno século XXI – repleto de ideias tecnicistas, como lembrou o Papa Bento XVI, ou de certo indiferentismo ante a vida de fé –, diante de Guido Schäffer, um jovem médico, seminarista e surfista que, sem deixar de ser um rapaz normal como outros de sua idade, decidiu entregar-se…

II Sínodo Arquidiocesano em ação 

Com muita alegria, com muita gratidão a Deus, demos início às atividades do II Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora. No último sábado, 8 de fevereiro, celebramos a I Sessão Sinodal, reunindo todo o clero, religiosos (as) e representação dos milhares de leigos e leigas de nossas paroquias,…

Como temos caminhado até aqui

Preparado pelas comissões organizadoras, realizado, sem pressa, com reuniões e celebrações variadas e frequentes durante um ano e meio, o I Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora foi aberto a 13 de dezembro de 2009 e concluído na festiva celebração de Santo Antônio, Padroeiro da Arquidiocese, a 13…

Passos de Nossa Caminhada Sinodal         

Ao dar início ao II Sínodo de nossa Arquidiocese juiz-forana, recordemos alguns acenos da caminhada de nossa Igreja Particular na última década, quando a iniciamos celebrando o I Sínodo Arquidiocesano. A missão da Igreja, e por consequência de seus Pastores, é levar Cristo a todos e todos a…

Arquidiocese de Juiz de Fora abre seu Sínodo

A celebração do dia 7 de dezembro na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora foi um presente do céu. Muito bem preparada pela equipe, com um coral excelente e participada por cerca de 3 mil pessoas que lotaram a igreja e os salões adjacentes, foram evidentes a piedade, a unção e a animação…

Sínodo Arquidiocesano

Estamos para iniciar as atividades práticas do 2° Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora: 7 de dezembro será o grande dia. Com a Ordenação de 28 novos diáconos, daremos partida a nova fase da Igreja Particular, ampla revisão, animação e revitalização da vida eclesial na cidade e no campo. Tudo vem…

Educação Católica diante de desafios

A Igreja tem sido respeitada como perita em Educação. Há, no mundo de hoje, milhares de escolas católicas com milhões de alunos. Estão presentes inclusive em países não cristãos. Não há muito tempo, a Congregação para a Educação Católica da Santa Sé romana foi procurada por alguns chefes…

São Pedro de Alcântara, padroeiro do Brasil

São Pedro de Alcântara, cuja festa se celebrava antigamente no dia 12 de outubro, foi um importante e santo Frade Franciscano que fez a reforma da Ordem no século XVI, nascendo a Ordem dos Frades M. Capuchinhos. Era espanhol, mas muito venerado em Portugal, inclusive por ser espanhola a Rainha,…

Peregrinando nos caminhos do Senhor

Entre os dias 13 e 27 de setembro, a Arquidiocese de Juiz de Fora esteve em peregrinação à Terra Santa e a alguns santuários italianos. Contando com 55 pessoas, sendo nove de outras (arqui)dioceses, a nossa Igreja Particular promoveu e realizou verdadeiro Exercício  Espiritual, nos lugares santos…
X