Artigos

São Bento e a Eucaristia

Nas proximidades da festa de São Bento, celebrado no dia 11 de julho, vejamos um dos aspectos mais importantes de sua vida monástica: a Eucaristia, centro de toda a liturgia. Segundo relatos históricos São Bento morreu, em pé, amparado por dois monges, como se estivessem sustentando a cruz de…

Não tenhais medo!

No evangelho do 12º do Tempo Comum, Ano A, celebrado este ano a 21 de junho, Jesus diz três vezes aos apóstolos: “Não tenhais medo”. Em muitos outros lugares e ocasiões, Ele repetiu esta mensagem, como, por exemplo, na tempestade em alto mar. Desta vez, contudo, o Senhor está dando instruções,…

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo!

A festa da Santíssima Trindade, celebrada no dia 7 de junho, nos recorda a verdade sobre Deus e a base sólida da Igreja de Jesus Cristo. No evangelho daquele domingo, escutamos o Senhor dizer que “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra tudo o que n’Ele crer,…

Enviai o vosso Espírito e renovareis a face da Terra!

Durante as duas últimas semanas do Tempo Pascal, lemos, na liturgia, o grande diálogo de Jesus com os Apóstolos, nas vésperas de sua paixão, registrado por São João nos capítulos de 13 a 17 de seu evangelho. Tudo tem caráter de despedida que traz para os discípulos, ainda frágeis na compreensão…

A Páscoa no ano em que o mundo parou

Nesta situação tão especial do mundo hodierno, marcado pela pandemia do novo coronavírus, a celebração da Páscoa representa um hálito de esperança, uma força que anima, sentimento que traz paz, no meio das lutas e apreensões dos médicos, das autoridades públicas e de toda a população. Depois da…

Viver a Semana Santa em tempo de pandemia

Chegou o momento de celebrarmos, deste jeito tão diferente, tão novo, a nossa Semana mais importante do ano. O sentimento mais forte deste momento é a nossa comunhão de irmãos em Jesus, Nosso Senhor, distantes fisicamente, mas plenamente unidos espiritualmente por este dom de Deus que são os…

Um jovem santo no meio urbano

Estamos, em pleno século XXI – repleto de ideias tecnicistas, como lembrou o Papa Bento XVI, ou de certo indiferentismo ante a vida de fé –, diante de Guido Schäffer, um jovem médico, seminarista e surfista que, sem deixar de ser um rapaz normal como outros de sua idade, decidiu entregar-se…

II Sínodo Arquidiocesano em ação 

Com muita alegria, com muita gratidão a Deus, demos início às atividades do II Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora. No último sábado, 8 de fevereiro, celebramos a I Sessão Sinodal, reunindo todo o clero, religiosos (as) e representação dos milhares de leigos e leigas de nossas paroquias,…

Como temos caminhado até aqui

Preparado pelas comissões organizadoras, realizado, sem pressa, com reuniões e celebrações variadas e frequentes durante um ano e meio, o I Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora foi aberto a 13 de dezembro de 2009 e concluído na festiva celebração de Santo Antônio, Padroeiro da Arquidiocese, a 13…

Passos de Nossa Caminhada Sinodal         

Ao dar início ao II Sínodo de nossa Arquidiocese juiz-forana, recordemos alguns acenos da caminhada de nossa Igreja Particular na última década, quando a iniciamos celebrando o I Sínodo Arquidiocesano. A missão da Igreja, e por consequência de seus Pastores, é levar Cristo a todos e todos a…

Arquidiocese de Juiz de Fora abre seu Sínodo

A celebração do dia 7 de dezembro na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora foi um presente do céu. Muito bem preparada pela equipe, com um coral excelente e participada por cerca de 3 mil pessoas que lotaram a igreja e os salões adjacentes, foram evidentes a piedade, a unção e a animação…

Sínodo Arquidiocesano

Estamos para iniciar as atividades práticas do 2° Sínodo Arquidiocesano de Juiz de Fora: 7 de dezembro será o grande dia. Com a Ordenação de 28 novos diáconos, daremos partida a nova fase da Igreja Particular, ampla revisão, animação e revitalização da vida eclesial na cidade e no campo. Tudo vem…

Educação Católica diante de desafios

A Igreja tem sido respeitada como perita em Educação. Há, no mundo de hoje, milhares de escolas católicas com milhões de alunos. Estão presentes inclusive em países não cristãos. Não há muito tempo, a Congregação para a Educação Católica da Santa Sé romana foi procurada por alguns chefes…

São Pedro de Alcântara, padroeiro do Brasil

São Pedro de Alcântara, cuja festa se celebrava antigamente no dia 12 de outubro, foi um importante e santo Frade Franciscano que fez a reforma da Ordem no século XVI, nascendo a Ordem dos Frades M. Capuchinhos. Era espanhol, mas muito venerado em Portugal, inclusive por ser espanhola a Rainha,…

Peregrinando nos caminhos do Senhor

Entre os dias 13 e 27 de setembro, a Arquidiocese de Juiz de Fora esteve em peregrinação à Terra Santa e a alguns santuários italianos. Contando com 55 pessoas, sendo nove de outras (arqui)dioceses, a nossa Igreja Particular promoveu e realizou verdadeiro Exercício  Espiritual, nos lugares santos…

As Igrejas que compõem a unidade Católica

Quando Cristo rezou prevendo sua morte, pediu ao Pai, por três vezes, a unidade de seus seguidores. Tal oração encontra-se no evangelho de São João, onde se pode ler: “Pai, que todos sejam um, como eu e Tu, para que o mundo creia” (cf Jo. 17, 21). Na força desta oração, tem origem o termo …

Arte que comunica e evangeliza

Nos últimos meses, a Arquidiocese de Juiz de Fora tem se esforçado para reformar o muro que divide a chamada “Colina da Fé” da Avenida Rio Branco, principal via de Juiz de Fora. Para quem não conhece, o terreno, que abriga o Seminário Santo Antônio, tem hoje, ao seu lado, uma nova construção,…

Diáconos: servos do altar e dos pobres

O modelo do diácono na Igreja é Cristo, o eterno Diácono do Pai. Todo Ministério Ordenado é como a atualização do ministério do Filho de Deus, nosso Salvador. Quanto ao termo, diácono significa servidor, tendo origem etimológica no idioma grego. O ministério diaconal foi instituído pelos…

Abraão: exemplo de fé

Na semana que terminou, parte do clero de Juiz de Fora fez um retiro espiritual de grande profundidade. Por ser muito numeroso, os dias de recolhimento devem ser feitos em duas etapas: a primeira delas foi em fevereiro, com a metade dos sacerdotes; e a segunda metade fez agora, de 22 a 26 de…

Ataques infundados ao Papa Francisco

No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra a Festa de São Pedro e São Paulo. Nos lugares onde não é mais feriado esse dia, a celebração é sempre realizada no domingo seguinte, como no Brasil. A solenidade, importante no calendário litúrgico da Igreja, é muito antiga. As orações da Missa foram…
X