Arquidiocese promove café com a imprensa de Juiz de Fora

A Arquidiocese de Juiz de Fora promoveu, na manhã desta sexta-feira (30), um café da manhã com representantes de veículos de comunicação da cidade. O intuito do evento foi marcar o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado anualmente no dia 1º de junho, Festa da Ascensão do Senhor. Estiveram presentes o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e o coordenador da Pastoral da Comunicação, Pe. Antônio Camilo de Paiva.

Durante o encontro, Dom Gil cumprimentou e agradeceu os comunicadores presentes pelo apoio na divulgação de notícias relacionadas à Igreja Particular de Juiz de Fora. O arcebispo também refletiu sobre o tema da primeira mensagem de Papa Francisco para o dia, que foi “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. “O comunicador deve ser aquele que facilita o encontro autêntico, aquele que promova a paz, o respeito, a dignidade da pessoa e também a relação das pessoas com Deus. Não se pode excluir Deus da vida das pessoas. Quando o homem cai na tentação de excluí-Lo quem sai prejudicado é ele próprio”.

Pe. Camilo lembrou a valorização dos meios de comunicação social pela Igreja Católica e também comentou sobre a mensagem do Sumo Pontífice, lembrando a importância da pessoa no processo comunicativo. “Os veículos de comunicação são apenas os meios pelos quais as mensagens são passadas, já a pessoa é o principal nesse processo. Se o profissional se comunica bem, se tem preocupação com o outro, faz bem até mesmo à sociedade”, afirmou.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais

A comemoração do Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração mundial instituída pelo Concílio Vaticano II, com o decreto Inter Mirifica, em 1963. A Mensagem do Santo Padre para a data é publicada tradicionalmente em coincidência com a memória de São Francisco de Sales, Padroeiro dos jornalistas (24 de janeiro).

Para conferir na íntegra a mensagem de Papa Francisco, clique aqui.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450