Arquidiocese de Juiz de Fora recebe Ícone Peregrino de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

*Colaboração: Nelmar Nepomuceno
Federação de Juiz de Fora das Ligas Católicas

Desde o dia 3 de maio, o Ícone Peregrino de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está percorrendo o território da Arquidiocese de Juiz de Fora. O objeto sagrado está sob a responsabilidade da Federação das Ligas Católicas Jesus, Maria, José de nossa Igreja Particular, e se encontra, atualmente, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benfica.

O ícone peregrino pertence ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Campos dos Goytacazes/RJ, e é uma réplica fiel de um quadro, de autoria desconhecida, que se encontra na Igreja Santo Afonso, em Roma. A Confederação Nacional das Ligas Católicas é a responsável, juntamente com a Congregação do Santíssimo Redentor, pela difusão da devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em todo o Brasil. Por isso, a cada ano, em abril, o ícone é entregue a uma das 22 federações brasileiras para uma peregrinação. Em 2015, o objeto foi entregue à Federação de Juiz de Fora, que inclui, além da Arquidiocese de Juiz de Fora, a Diocese de Valença/RJ.

A entrega oficial do objeto sagrado à Federação de Juiz de Fora das Ligas Católicas aconteceu no dia 26 de abril, pela Federação de Santo André/SP, no Santuário de Campos dos Goytacazes/RJ. A primeira cidade percorrida pelo ícone peregrino no território de nossa Federação foi Três Rios/RJ, de onde seguiu para Rio Preto/MG, já na Arquidiocese de Juiz de Fora.

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro peregrinará na Federação de Juiz de Fora das Ligas Católicas até abril de 2016. Durante este período, passará por paróquias e comunidades que possuem Liga Católica, em Juiz de Fora e outras cidades de nossa Arquidiocese. O ícone ainda visitará a Liga Católica de Levi Gasparian/RJ, na Diocese de Valença, e as ligas de Ressaquinha e Carandaí, ambas pertencentes à Arquidiocese de Mariana.

O ícone foi acolhido no último domingo (7), na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, onde ficará até o próximo dia 18 de junho, quando será recebido na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Floresta. Depois disso, ainda percorrerá, em Juiz de Fora, diversas paróquias, até 25 de outubro.

Confira, abaixo, por onde o ícone mariano já passou e por onde passará, na Arquidiocese de Juiz de Fora.

De 3 a 9 de maio
Paróquia Nosso Senhor dos Passos – Rio Preto/MG