Arquidiocese de Juiz de Fora realiza mais uma Via-Sacra Jovem ao Morro do Cristo

*Colaboração: Leandro Novaes

No próximo dia 1º de março, segundo domingo da Quaresma, a Arquidiocese de Juiz de Fora realizará mais uma edição da Via-Sacra Jovem ao Morro do Cristo, em Juiz de Fora. Assim como nos anos anteriores, a concentração será a partir das 8h na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta.

Às 8h30, haverá celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Após a missa, todos seguirão em cortejo em direção ao Morro do Cristo. A expectativa é pela participação de mais de seis mil jovens.

O coordenador arquidiocesano do Setor Juventude, Pe. Luiz Roberto Magalhães Leite (Zucka), conta que, neste ano, um ator representará Jesus durante a Caminhada Quaresmal. “Ao longo do percurso, os últimos passos de Jesus serão acompanhados por um ator, que representará a pessoa de Cristo carregando a cruz das nossas fragilidades humanas, lembrando-nos da importância de seguirmos os passos Dele, no caminho da penitência e do arrependimento”. Enquanto isso, peregrinos de várias paróquias transportarão a réplica da Cruz dos Jovens – símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Pe. Zucka ainda destaca a importância da realização da Via-Sacra Jovem, evento que, segundo ele, é causa de encanto e fascinação para todos aqueles que dela participam. “Há muito para aprender com este gesto tradicional da Igreja Particular de Juiz de Fora, uma Igreja que dá espaço ao mistério de Deus, e que Ele possa encantar as pessoas, atraí-las. A Via-Sacra Jovem desperta em todos nós, jovens, crianças e adultos o desejo de guardá-Lo em nossa vida, em nosso coração, eternamente. A missão nasce precisamente dessa fascinação, dessa maravilha do encontro”.

Durante o evento, cujas meditações seguirão o subsídio-livreto da Campanha da Fraternidade 2015, será contemplado também o Ano da Paz, que teve início no último dia 30 de novembro de 2014, e se estende até o Natal deste ano. O Ano da Paz é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que surgiu durante a última Assembleia Geral, com o objetivo de lutar contra a violência no país. Também será incluído o tema da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco para o ano corrente.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450