Arquidiocese de Juiz de Fora ganha novo sacerdote: Padre Alex Francisco

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã do último sábado, dia 5 de junho, a cidade de Matias Barbosa (MG) e a Arquidiocese estiveram em festa pela ordenação de mais um filho, o agora Padre Alex Francisco da Silva. A cerimônia de Ordenação Presbiteral, realizada na Matriz Nossa Senhora da Conceição, paróquia de origem do neossacerdote, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por vários padres da Arquidiocese.

Apenas com amigos e familiares presentes, a celebração foi preparada pela comunidade com carinho e orgulho, pois um filho da terra, criado aos pés daquele altar, estava abraçando sua vocação. O pároco local, Pe. Osmar Bezerra dos Santos, falou sobre a satisfação de acompanhar a ordenação. “É motivo de grande alegria estar reunidos aqui para render graças ao senhor que continua chamando pessoas para servir o povo. O Padre Alex cresceu aqui, serviu a essa igreja… É uma alegria muito grande ver que Deus está agindo no meio de nós”.

A caminhada de Padre Alex começou oficialmente em meados de 2013 quando ele entrou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Monsenhor Luiz Carlos de Paula, Reitor de Seminário, comentou sobre o momento. “Ele fez uma bonita caminhada de formação do nosso seminário, sempre dedicado com muito amor, com muito empenho, realizando tudo que foi pedido a ele. Hoje é dia de ação de graças, queremos agradecer a Deus pela vida pela vocação e queremos pedir a Deus que o abençoe, o proteja e que ele seja um bom pastor, a serviço do reino de Deus”.

Os desígnios de Deus uniram as histórias do novo presbítero com o diácono transitório Ronny Moreira de Oliveira, que receberam o Primeiro Grau da Ordem em 31 de janeiro. “Ele foi um grande irmão de caminhada, nós nos demos força, fomos companheiros e hoje com ele eu posso celebrar com muita alegria. Hoje é o dia que coroamos o chamado do Padre Alex. Estou aqui com toda a alegria do meu coração para celebrar com ele esse grande dia”, disse Ronny, que será ordenado neste sábado (12).

O Arcebispo de Juiz de Fora também expressou sua alegria em receber mais um padre.  “Estamos ganhando esse padre dentro do II Sínodo Arquidiocesano, eu louvo a Deus por essa bondade e cumprimento a Igreja de Juiz de Fora por estar recebendo mais um pastor para auxiliar a Igreja nessa região. Alex foi um ótimo seminarista, muito bem relacionado, tem uma veia artística, sabe enfeitar, ornamentar. Assim também fez Deus, fez o seu coração capaz de ornamentar a vida dos outros com muito amor, misericórdia e bondade”.

O rito da Ordenação Sacerdotal começou após a Liturgia da Palavra e foi constituído por seis partes: a eleição do candidato, a homilia do Arcebispo, o propósito do eleito, a ladainha – durante a qual o ordenando permaneceu deitado no chão, como sinal de entrega total a Deus -, a imposição das mãos do celebrante e demais sacerdotes presentes e a prece de ordenação, além da unção das mãos do neossacerdote e a entrega da patena e do cálice. Ao final, entre olhares emocionados e felizes, o novo padre ergueu suas mãos ungidas.

Padre Alex escolheu, como lema de ordenação, a passagem bíblica “Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt, 28, 20) e explicou que a escolhe se deve a certeza da presença de Deus e para recordar que o padre deve levar esse Deus para todos.

Ao final da Santa Missa, o neossacerdote agradeceu a todos que fizeram parte de sua trajetória e os abençoou. “Desejo retribuir de maneira mais sublime: trazendo Jesus para vós. Desejo a todos a presença e o perfume de Nossa Senhora, com ela nós aprendemos as delicadezas da misericórdia de Deus”. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora da Conceição adentrou a igreja e houve momento de consagração a ela.

Outras ordenações

Antes do final da celebração, Dom Gil convidou a todos para as próximas ordenações.  Neste sábado, às 9h, será a vez do Diácono Transitório Ronny Moreira ser ordenado sacerdote na Catedral Metropolitana. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Gil, e transmitidas pela WebTV A Voz Católica. Já o diácono Marcus Vinicius Fernandes da Silva, da Diocese de Óbidos, se tornará sacerdote no dia 16 de julho. Ele trilhou este caminho no Seminário Santo Antônio, juntamente com Pe. Alex e Ronny. Sua Ordenação Presbiteral será em sua terra natal, às 19h, com transmissão no Facebook da Diocese.

Primeiros passos     

Padre Alex presidiu suas primeiras missas nesse domingo (6): pela manhã, a celebração foi na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Matias Barbosa (MG). No fim do dia, na Paróquia São João Nepomuceno, onde passou os últimos meses. Esta última é também a Paróquia onde permanecerá, agora como Vigário Paroquial.

Clique aqui e confira mais fotos.

Veja Também