Arquidiocese de Juiz de Fora ganha mais um presbítero

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

“Quando nos esvaziamos de nós mesmos, Deus nos enche do seu Espírito”. Esta frase de São Vicente de Paulo foi a escolhida para conduzir o sacerdócio do agora Padre Leandro de Senna Monaia, ordenado presbítero no último sábado, 29 de agosto, em cerimônia realizada na Catedral Metropolitana. A Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, foi concelebrada por dezenas de padres e assistida por diáconos permanentes e seminaristas.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, poucas pessoas puderam assistir ao rito de ordenação presencialmente; em grande parte, familiares do ordenando. Entretanto, milhares de fiéis acompanharam a celebração pela Rádio Catedral e pelas redes sociais da WebTV “A Voz Católica” e da Paróquia São João Nepomuceno, na qual o neossacerdote serviu como diácono transitório e continuará trabalhando como vigário paroquial.

Padre Leandro é o quarto presbítero ordenado em nossa Igreja Particular durante o mês de agosto, dedicado às vocações no Brasil. “Este ano, com todas as dificuldades da pandemia, nós estamos celebrando ações de graças, porque o Nosso Senhor nos deu uma oportunidade de ordenar cinco padres para a nossa Arquidiocese de Juiz de Fora. Dois são dedicados à Comunidade Evangelizadora Magnificat, mas são do nosso clero arquidiocesano. Hoje pude ordenar o quarto padre; falta ainda um, Padre João Carlos, que será ordenado no dia 7 de setembro, na sua terra natal, Bicas, Paróquia São José”, contou o Arcebispo de Juiz de Fora.

Dom Gil ainda recordou a origem da vocação do neossacerdote, que é de família vicentina. “Pessoa completamente dedicada a Deus no meio dos pobres. Foi deste meio que o Nosso Senhor tirou essa vocação do Leandro. Eu também fui membro da Sociedade de São Vicente de Paulo, me considero confrade até hoje. Então é uma alegria para a família vicentina ver um dos seus jovens ser ordenado padre”.

Foi justamente por conta deste contato com a entidade criada pelo Beato Antônio Frederico Ozanam, sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, que Padre Leandro escolheu seu lema de ordenação. “São Vicente de Paulo é, para nós, o pai da caridade. Então me inspiro no sacerdócio e na vida dele, sempre pedindo a força do Espírito Santo para que Ele possa habitar no nosso ser, na nossa vida e, acima de tudo, no nosso coração e ministério”.

Além desse pedido, o sentimento no dia de ordenação era de agradecimento a Deus pelo dom da vocação e o dom da vida, e ao Seminário Arquidiocesano Santo Antônio pelos anos de estudos, reflexões e questionamentos. Antes de ingressar na instituição, Padre Leandro passou quatro anos na Congregação do Verbo Divino. “Durante toda a minha experiência enquanto comunidade, na Paróquia São Pio X, Deus foi suscitando na minha vida esse chamado, essa vocação. Depois de muito tempo de pensar e estar, também, através da oração, em contato com Deus, fui para a Congregação do Verbo Divino no ano de 2012 e em 2016 ingressei na Arquidiocese de Juiz de Fora. Deixo o meu muito obrigado aos verbitas e também ao Seminário Santo Antônio, por toda a formação humana e cristã”, afirmou.

Para o reitor do Seminário e Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, é sempre uma alegria o dia da ordenação de alguém que passou pelo Seminário Arquidiocesano. “Toda ordenação é motivo de alegria, ainda mais quando a gente acompanha, vê que fez uma caminhada bonita, como o Leandro fez, percorreu um caminho de estudo, de oração, de experiência pastoral e de crescimento. Todos nós queremos agradecer muito a Deus por mais um padre para a nossa Igreja”.

Toda a cerimônia de ordenação foi acompanhada de perto pelos pais de Padre Leandro, Sueli Ferreira de Senna Monaia e Aparecido José Cândido Monaia. Em entrevista, ambos ressaltaram o trabalho e os obstáculos enfrentados pelo filho durante sua caminhada vocacional. “Foi difícil, porque tem uns atropelos na vida. É uma vitória ele ter chegado agora à fase final, porque houve tribulações e problemas, mas ele conseguiu superar na alegria dele e com a ajuda dos padres do Seminário; uma formação que é incomparável na vida de uma pessoa”, disse Sueli.

Padre Leandro de Senna Monaia celebrou suas primeiras missas nesse domingo, 30 de agosto. A primeira delas aconteceu pela manhã, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Jardim Gaúcho, pertencente à Paróquia São Pio X. À noite, o sacerdote presidiu celebração na Matriz São João Nepomuceno, na cidade de mesmo nome.

Veja Também