Arquidiocese de Juiz de Fora encerra Terceira Revisão Sinodal

0

Na quinta-feira, 23 de novembro, foi realizada a última visita sinodal dentro da Terceira Revisão do Sínodo Arquidiocesano. O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e o secretário do Sínodo, Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, estiveram na Forania Nossa Senhora das Dores.

A reunião sinodal foi realizada na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Lima Duarte (MG) e também contou com a presença de padres e leigos das cinco paróquias da forania. O encontro foi iniciado com o canto do hino do Sínodo e prosseguiu com a Leitura Orante. Logo após, começou a apresentação dos destaques da forania nos eixos missionariedade, colegialidade e agapesidade. A paróquia de Lima Duarte foi a responsável por fazer as explanações dos trabalhos realizados dentro das três dimensões.

Com o término das visitas, o arcebispo metropolitano fez um balanço positivo da terceira reavaliação sinodal. “Ao final dessa rodada de visitas, eu posso dar a Deus muitas ações de graças de ver como as comunidades estão procurando revitalizar cada vez mais a sua vida pastoral. Mas ainda há muita coisa a se fazer, muitas lacunas a serem preenchidas e isso nós vamos tomando conhecimento também nessas revisões e procurando, daqui para frente, melhorar cada vez mais”.

Desde o término do Sínodo Arquidiocesano, realizado entre 2009 e 2011, as revisões sinodais são realizadas a cada dois anos, a fim de reconhecer as falhas e apontar melhorias na implementação das ações indicadas pelo Documento Sinodal.

A partir de agora, as observações feitas durante as onze visitas sinodais serão analisadas pela equipe responsável pelo Sínodo Arquidiocesano. A intenção é que as conclusões sejam utilizadas na realização do próximo Sínodo, previsto para 2019.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X