Arquidiocese de Juiz de Fora divulga orientações aos fiéis para as Eleições 2020

Atenta à missão de auxiliar os cristãos no exercício de sua cidadania, a Arquidiocese de Juiz de Fora divulga uma mensagem sobre as eleições municipais de 2020. Nela, algumas orientações práticas são dadas aos eleitores católicos, para que, a luz da fé católica, todos possam “agir com liberdade e escolher com responsabilidade os seus candidatos”.

Elaborada pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, juntamente com Comissão Arquidiocesana de Fé e Política, o breve texto conta com 10 tópicos de instruções aos fiéis, recordando-os de seus deveres – como verificar se o candidato tem ficha limpa, nunca vender voto, estar comprometido com esta missão de votar, dentre outros – e orientando ações práticas. Assim, auxilia o povo no processo de tomada de decisão.

Na mensagem, Dom Gil pede a todos que considerem com atenção todos os pontos apresentados, já que o objetivo é eleições que resultem em tempos melhores para todos. Ademais, o pastor pede ao povo que rogue a Deus também por este momento. “Nada deve ser feito sem a sinceridade da oração e da confiança em Deus.”

Na semana passada, o Arcebispo se reuniu com membros da Comissão Fé e Política para aprovar a mensagem e pensar nos próximos passos a serem dados.  Eles definiram que haverá ampla divulgação da mensagem, tanto on-line, como através de panfleto. Em breve, os interessados poderão obter a mensagem nas celebrações de todas as paróquias.

Leia mensagem na íntegra.