Arquidiocese de Belo Horizonte acolhe seminaristas carismáticos de Minas Gerais

0

Começou nessa segunda-feira (8), em Belo Horizonte (MG), o RENASEM Estadual, encontro que reúne seminaristas de várias partes de Minas Gerais vinculados à Renovação Carismática Católica. O evento acontece até sexta-feira (12) na Casa de Retiro Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, em Caeté (MG), tendo como tema “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

Quatro aspirantes ao sacerdócio da Arquidiocese de Juiz de Fora participam do encontro: João Carlos Ventura, Janderson Lima e Tarick Cardoso, além de Rafael Nascimento, coordenador do Ministério para Seminaristas em MG. Também estão presentes os padres Rodney Henriques e Fernando Augusto Martins da Silva.

O assessor do RENASEM é o Padre Alexandre Lima, do clero da Diocese de Bragança Paulista (SP). O evento ainda contará com a presença de representantes do Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica de Minas Gerais, assim como do Conselho da Arquidiocese de Belo Horizonte, na pessoa de seu presidente, Daniel Pio.

Segundo o seminarista Rafael Nascimento, serão dias de oração, ensino, partilha, convivência, missão, renovação e aprofundamento. “O RENASEM é um investimento na vocação, pois são dias dedicados à busca de uma espiritualidade mais profunda e de alimentar o desejo pela comunhão fraterna. Os participantes serão convidados à retornarem ao Cenáculo, ou seja, à sua essência, ao seu primeiro amor. A partir deste renovado encontro com Jesus se colocar em saída, para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer o amor de Deus”.

*Foto tirada após a Missa de abertura. Fonte: Facebook do Renasem Minas

Dois momentos do evento regional serão abertos a todo o povo de Deus: o primeiro deles foi a Missa de Abertura, realizada na noite dessa segunda-feira (8), na Catedral Cristo Rei, e presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira. Além disso, no período da tarde do dia 11 de julho haverá uma missão na Comunidade Santo Antônio, Distrito Rancho Novo, da Paróquia São João Paulo II. A atividade será encerrada às 19h, com Santa Missa seguida de Noite Carismática na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Bairro Bonsucesso, da mesma paróquia.

O RENASEM Minas Gerais acontece, há mais de 30 anos, no período das férias de julho, enquanto o nacional ocorre em janeiro. Estes encontros são voltados para seminaristas e padres que outrora participaram de grupos de oração da RCC e querem manter no seu íntimo esta espiritualidade, mas também se direciona àqueles que quiserem conhece-la.

Conhecendo um pouco mais…

Ao longo dos anos, o Espírito Santo tem suscitado na vida da Igreja vários instrumentos para a Nova Evangelização. Entre eles está a Renovação Carismática Católica, que se coloca com humildade e desejo de propagar o querigma e a experiência do Batismo no Espirito Santo. Os tempos se passaram, muitas coisas foram amadurecidas e lapidadas, ainda há muito o que se fazer, por isso é necessário escutar sempre a voz do Espírito no Magistério.

O Papa Francisco extrapola toda e qualquer experiência fechada e afirma que a RCC é muito mais que um movimento, mas uma “corrente de graça” para a vida da Igreja (Discurso aos participantes da 37ª Convocação Nacional da Renovação Carismática Católica, 01 de junho de 2014). Neste ano, são comemorados os 50 anos do movimento no Brasil.

O Ministério para Seminaristas surgiu em 1983, na cidade de Queluz (SP), em um retiro nas férias de julho (RENASEM). Nele, os seminaristas buscavam manter viva em seus corações a espiritualidade carismática, como meio de não perderem suas origens e de ajuda na vivência da espiritualidade diocesana. Em Minas Gerais, esta experiência chegou três anos depois, em 1987, com o retiro de férias em Belo Horizonte.

Atualmente, o Ministério para Seminaristas é uma equipe de serviço da RCC que tem como objetivo acolher e acompanhar os vocacionados provenientes dos grupos de oração ou das novas comunidades, tendo como bases fundamentais os Grupos de Oração nos seminários (onde for possível) e os retiros de espiritualidade que acontecem nas férias de julho e janeiro. A Pastoris Dabo Vobis, no número 68, salienta a participação em espiritualidades particulares como fator benéfico de crescimento e fraternidade sacerdotal, mas esta não pode ser obstáculo para a espiritualidade diocesana, certo de que o candidato será pastor de um vasto rebanho, com diversas espiritualidades, sendo solicito a todos.

O responsável eclesiástico pelo Ministério para Seminaristas, no âmbito nacional, é o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Em Minas Gerais, o diretor espiritual é o Padre Wanderson Paulo da Silva Pereira, do clero da Diocese de Leopoldina, e o coordenador é o seminarista Rafael Coelho do Nascimento, da Arquidiocese de Juiz de Fora.

*Colaboração: Rafael C. do Nascimento
Coordenador Estadual do Ministério para
Seminaristas de Minas Gerais

Conteúdo Relacionado
X