Arquidiocese celebra seis anos de posse de Dom Gil

A Arquidiocese de Juiz de Fora celebra neste sábado, dia 28 de março, o sexto aniversário de posse do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Nomeado para o cargo em 28 de janeiro de 2009, pelo então Papa Bento XVI, Dom Gil tomaria posse dois meses depois, em celebração realizada na Catedral Metropolitana.

A missa em ação de graças pela data será realizada no mesmo dia, às 18h, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Bonfim. Na ocasião, o arcebispo presidirá a missa de encerramento do Encontro Regional do Terço dos Homens, movimento do qual é bispo referencial da CNBB.

A Matriz Santa Rita fica na Rua Barão do Retiro, 388 – Bonfim.

Conheça Dom Gil

Dom Gil Antônio Moreira nasceu em Itapecerica (MG), no dia 9 de outubro de 1950. Filho de Antônio Moreira (in memoriam) e Maria Teresa Mendes Moreira (in memoriam), é o segundo filho de oito irmãos. Depois de cursar seus primeiros anos escolares em sua terra natal, ingressou, aos 11 anos, no Seminário Menor São José, de Divinópolis. Nesta mesma cidade colou grau em Letras e Filosofia, indo depois para Belo Horizonte, onde se formou em Teologia, pela PUC-MG. Além disso, é Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado presbítero em 18 de dezembro de 1976, em Itapecerica. Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, por João Paulo II, no dia 14 de julho de 1999, tendo recebido a Ordenação Episcopal aos 16 de outubro de 1999, também em Itapecerica, sua cidade natal. Seu lema é Scis Amo Te (Senhor, sabes que te amo).

De 1994 a 2004, Dom Gil exerceu diversas atividades como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, e também atuou como Bispo em Jundiaí, de 2004 a 2009. Em 28 de janeiro de 2009, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora pelo Papa Bento XVI, tendo tomado posse dois meses depois.

O arcebispo de Juiz de Fora é membro da Congregação para Educação Católica (Roma). Atualmente é Bispo Responsável pela Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste II. É também coordenador da Comissão Nacional de Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens.

Em pouco mais de cinco anos na Arquidiocese de Juiz de Fora, o arcebispo já recebeu a medalha do Mérito Legislativo, o título de cidadão honorário, a Medalha Comendador Henrique Halfeld e o título de Amigo do Patrimônio da Funalfa (Fundação Alfredo Ferreira Lage).

Outras Informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora: (32) 3229-5450