(Arce)bispos visitam Dicastérios importantes para a ação pastoral

Registro no Dicastério para a Educação Católica
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No terceiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum, os (Arce)bispos de Minas Gerais e do Espírito Santo iniciaram a manhã com a celebração da santa eucaristia na Basílica Papal de São João de Latrão, sob a presidência de Dom Dario Campos, OFM, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES) e presidente do Regional Leste 3.

Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus (ES) e vice-presidente, e Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e secretário, concelebraram a missa.

Na sequência, uma série de atividades, como visitas aos Dicastérios, marcaram o dia no Vaticano, em Roma.

A primeira visita foi realizada no Dicastério para a Evangelização, que incentiva e orienta o processo de inculturação da Boa Nova de Jesus Cristo, nas diversas culturas e etnias e na evangelização, prestando particular atenção à piedade popular. A apresentação foi realizada por Dom Luiz Fernando Lisboa, com a relatoria de Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo da Diocese de Araçuaí (MG), os bispos foram recebidos pelo Cardeal Luís Antônio Gokim Tagle.

No Dicastério para a Educação Católica, que tem como prefeito o Cardeal Giuseppe Versaldi, o relator Dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Diocese da Campanha (MG) e Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), destacaram a realidade da Pastoral da Educação nos Regionais, que é entendida como um autêntico compromisso no anúncio do evangelho no mundo da educação, sempre integrando nossos valores culturais com a dimensão religiosa. O Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça também participou do momento.

O Cardeal Monsenhor Lázzaro You Heung-sik, do Dicastério para o Clero, recebeu os bispos que apresentaram as conquistas e os desafios do clero, reafirmando a afetiva comunhão e a sintonia eclesial com a Sede de Pedro. O momento contou com apresentação de Dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz (MG), e relatoria de Dom Esmeraldo Barreto.

Nas instalações da Rádio Vaticano, aconteceu à última reunião do dia no Dicastério da Comunicação. Com a presença do Prefeito Paolo Ruffini e do jornalista Silvonei José e equipe, destacou-se o trabalho da Pastoral da Comunicação (Pascom) e esforço que tem sido feito para que, em cada (Arqui)Diocese, seja organizada a Pascom, assim como em cada paróquia. A formação de agentes de Pascom, a evangelização pós-pandemia e a importância da comunicação pastoral da Igreja no Brasil, foram alguns dos destaques do encontro. Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), foi o relator.

Fonte: Site do Regional Leste 2
Assessoria de Comunicação da Visita Ad Limina

Veja Também