Arcebispo visita Instituto Padre João Emílio

Na última segunda-feira (6), o Arcebispo de Juiz de Fora realizou uma visita ao Instituto Padre João Emílio, localizado no Alto dos Passos, a fim de verificar como estão as atividades no local depois da expansão do número de atendidos e abençoar o início das atividades deste ano.

Além do reforço escolar e oficinas, o local ainda disponibiliza alimentação adequada e balanceada, com café da manhã, almoço e café da tarde.

Com o ano letivo iniciado recentemente, a obra está atendendo 185 crianças, 120 no turno da manhã e 65, à tarde. Além de ter começado o projeto da educação de adultos, com 30 alunos no curso livre preparatório para o Enceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Durante a visita, Dom Gil Antônio Moreira conheceu novas instalações, conversou com funcionários, visitou salas de aula e até almoçou com algumas crianças. Em entrevista, ele afirmou que o trabalho realizado no instituto é como um o símbolo de toda caridade praticada pela arquidiocese. Além disso, o arcebispo comentou sobre a visita. “Agradeço muito a Deus por esse trabalho que nossa arquidiocese tem. Eu venho visitá-lo hoje, na abertura do ano letivo, dar um cumprimento as crianças, dar uma benção [a elas] e também dar uma benção aos colaboradores”.

A obra

O local atende aos pequenos entre 5 e 11 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar. Os serviços baseiam-se em três pilares: formação humana cristã, formação pedagógica e formação musical, ou seja, os assistidos têm aulas nas três áreas.

No âmbito da formação humana cristã, há oferta de oficina de oração e vida, catequese, também momentos de reflexão e partilha dos valores cristãos. A formação pedagógica, com educadores sociais, é realizada através de acompanhamento pedagógico, reforçando a leitura e auxiliando as crianças nas dificuldades que elas possuem em seu aprendizado.Já a formação musical, é o contato, dentro de um processo pedagógico, com a música durante todos os anos em que a criança permanece na instituição.

“Almoço, todo café, brinco. Eu gosto de tudo”, contou Emanuelle, de oito anos, ao ser questionada sobre o que mais gosta de fazer no instituto.

Segundo o Diretor-Tesoureiro da obra, Padre Liomar Rezende de Moraes, as mudanças foram grandes desafios. “Queremos atender mais crianças, mas com uma qualidade, oferecendo a elas o melhor porque ao oferecermos o melhor para elas, Deus estará oferecendo o melhor”, explicou o sacerdote.

Uma das salas que se despediu de Dom Gil com um abraço coletivo

Sofia dos Anjos e João Gabriel têm nove anos frequentam a instituição há três anos e fazem catequese, uma aula optativa. Ambos também são coroinha na capela que existe no local. “Ajudo o padre e ajudo na minha vida espiritual”, disse Sofia, que afirmou que essa atividade é sua preferida no local, empatada somente com as aulas de educação física e violino.

Para João a catequese ajuda a aprender mais sobre Deus. “Antes eu já rezava, mas ajuda mais a rezar, eu aprendo mais aí eu vou rezando mais ainda”, relatou ele.

A instituição conta com o auxílio de funcionários, voluntários, estagiários e a ajuda da população para se manter. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo (32) 3031-7532 ou pessoalmente; o Instituto Padre João Emílio está localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 3890 – Alto dos Passos.