O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, recebeu os representantes das escolas católicas de Juiz de Fora na manhã desta quinta-feira (4), no Lar Sacerdotal Mater Christi. Durante o encontro, a revisão do trabalho da educação católica, a formação integral dos alunos e a programação do segundo semestre foram as pautas principais. Os presentes também falaram sobre os próximos jogos envolvendo as instituições confessionais de ensino.
De acordo com o Pastor Arquidiocesano, é necessário que haja unidade entre as escolas e com a Arquidiocese. “As escolas católicas são partes da Arquidiocese de Juiz de Fora. Ainda que possam ser dirigidas por congregações religiosas, servem à Arquidiocese. Por isso, devem ter uma integração total no planejamento pastoral da Igreja local”, reforçou Dom Gil, em entrevista.
A Jornada Eucarística da Juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora, que acontecerá no dia 25 de agosto, também foi pauta do encontro. Por isso, participou na reunião o Assessor da Pastoral da Juventude e da Pastoral Universitária, Padre Robert César Teixeira. Além de apontar a importância deste evento dentro do Ano Eucarístico para fortalecer a comunhão, o sacerdote apresentou as escolas como um grande meio para alcançar os jovens. “Nós estamos vivendo essa expectativa e ansiedade para a Jornada Eucarística da Juventude, que visa justamente reunir os jovens presentes na nossa Arquidiocese, nas 92 paróquias. O jovem que estuda numa instituição católica não está alheio às atividades da Arquidiocese; estamos todos caminhando juntos, num único propósito”, pontuou o sacerdote.
Para além do segundo semestre de 2024, ano marcado também pelo Centenário Diocesano, foram iniciadas as tratativas para a programação de 2025, quando a Igreja de todo o mundo celebra o Ano Santo da Esperança.