Arcebispo se pronuncia sobre cancelamento de missas presenciais em Juiz de Fora

Tendo em vista a última determinação do Prefeito Antônio Almas, que acolheu a opinião do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 no dia 30 de junho, no sentido de não haver celebrações religiosas com a presença de 30 pessoas, como havia autorizado por decreto no dia 12 de junho passado, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, estabelece que, a partir desta quinta-feira, 2 de julho, as celebrações voltem a ser realizadas, nas paróquias de Juiz de Fora, apenas com o pessoal do altar e a equipe de apoio.

Dom Gil Antônio colabora com os responsáveis pela saúde pública, como tem feito desde o início da pandemia, porém lamenta o prejuízo financeiro decorrente da medida. Isso porque, após o decreto de meados do último mês, paróquias esforçaram-se para adquirir tapetes químicos, álcool em gel e medidores de temperatura a fim de garantir, de forma segura e responsável, a proteção dos fiéis que acompanhariam presencialmente a Eucaristia.

Tendo participado da reunião, a convite, juntamente com dois pastores evangélicos, o Arcebispo sugeriu que a medida voltasse a ser revista daqui a 15 dias, para que a participação presencial fosse meta a ser atingida e voltasse a ser praticada, mesmo com número reduzido de pessoas temporariamente, enquanto não for possível voltar à normalidade. Sua opinião foi acatada pelo Prefeito e pelo Comitê.

“Aguardemos com paciência e procuremos ter o máximo de cuidado com a doença pandêmica”, disse Dom Gil em mensagem aos sacerdotes da Arquidiocese. Durante este período, continuam valendo as orientações que incentivam a participação dos fiéis em missas e celebrações através da TV e/ou das redes sociais.

Com relação aos demais municípios que fazem parte do território arquidiocesano, a indicação é que as paróquias sigam as orientações das prefeituras locais.