Na tarde do sábado, 4 de maio, e a manhã do domingo (5), os membros da CNBB que estão reunidos em Aparecida (SP), em sua 57ª Assembleia Geral, participaram de um retiro espiritual. O arcebispo Dom José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário do Vaticano orientou as meditações. A missa de encerramento do retiro foi celebrada às 11h30 do domingo, no Santuário Nacional.
O pregador também orientou o retiro do Papa Francisco e dos trabalhadores da Cúria Romana, no ano passado. Segundo o jornal português “Publico”, dom José Tolentino é biblista e investigador, além de poeta e consultor do Conselho Pontifício para a Cultura.
Na tarde de domingo, os bispos tiveram tempo livre, durante o qual puderam reunir-se em grupos de pastorais e movimentos, ou fazerem visitas à Canção Nova e à Fazenda da Esperança, por exemplo. O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, participou de reunião entre os bispos amigos do Movimento dos Focolares.
*Com informações do site da CNBB