Arcebispo participa da abertura dos festejos de São Joaquim e Santa Ana em Santos Dumont (MG)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último domingo (17), a Paróquia São Joaquim e Santa Ana, em Santos Dumont (MG) deu início a seu novenário em honra aos avós de Jesus. A celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Felipe de Castro Costa.

Na ocasião, o Pastor Arquidiocesano tratou do tema da valorização dos idosos. Falou sobre a sabedoria e importância deles na comunidade. “O idoso é aquele que sabe ensinar aos mais novos os caminhos da vida e sabe quais são os valores que ensinamos”, argumentou. Além disso, ele destacou o dever cristão de mantermos respeito e gratidão para com eles.

Fotos: Amare Foto Sacra

Ainda na homilia, ele recordou que o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será no próximo domingo e todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais são chamadas a celebrar a data cujo tema, indicado pelo Papa Francisco, é “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

Alinhada ao pedido do Papa Francisco de oferecer mais destaque e valorização aos avós e idosos, a Arquidiocese fundou a Pastoral da Pessoa Idosa. “Ela [a pastoral] vai ser instalada justamente no dia 26 de julho, mas a abertura dessa novena representa também esta novidade pastoral. Nós estamos em sínodo, que pede uma reforma na pastoral em nossa Arquidiocese, por isso esse momento em que estamos organizando a Pastoral da Pessoa Idosa é muito importante”, explicou Dom Gil.

Ao final da Eucaristia Padre Felipe agradeceu ao convidado do primeiro dia da novena, também a todos que ajudaram na preparação do momento, e convidou os devotos de São Joaquim e Santa Ana se unirem em oração, participando da novena. As celebrações acontecem sempre às 19h. Lembrando que o novenário já está em seu 5º dia.

*Com informações de Web TV A Voz Católica

Veja Também