Arcebispo de Juiz de Fora abençoa trailer vicentino que possibilitará banhos a moradores de rua

0

Na tarde da última quarta-feira, 24 de junho, Solenidade na Natividade de São João Batista, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, abençoou o “Trailer Banho Solidário Vicentino” durante cerimônia na sede do Conselho Central Santo Antônio da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). O momento, que foi acompanhado pelo Assessor Espiritual do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora da SSVP, Diácono Jorge Luís Lopes dos Santos (Tuíte), e por vários confrades e consócias, também marcou a inauguração da Sala Santa Dulce dos Pobres, onde serão organizados, separados e higienizados os itens a serem entregues às pessoas beneficiadas pela ação.

A iniciativa faz parte da Ação Missionária Vicentina, que há alguns anos oferece refeições à noite, em Juiz de Fora, para as pessoas em situação de rua. O veículo, fabricado em Belo Horizonte (MG), foi adquirido graças à doação do Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), por meio da Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD).

“A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma das organizações mais importantes, mais bonitas da Igreja no mundo inteiro. Podemos dizer que grande parte do serviço de caridade na cidade, na sua história, é realizado pela SSVP. O que é mais bonito é que eles fazem sem nenhuma pretensão, sem querer aparecer”, afirmou Dom Gil, que participou da obra durante muito tempo e cujos pais foram vicentinos. “Com esse trailer, eles conseguirão oferecer aos homens e mulheres em situação de rua uma oportunidade de tomar um banho com dignidade, com água quente, com material higienizado, protegido”, ressaltou o Arcebispo.

O trailer possui três banheiros: um feminino, um masculino e um adaptado para portadores de necessidades especiais. A expectativa é que sejam oferecidos 40 banhos noturnos em pontos de Juiz de Fora, distribuídos no Centro e na Zona Norte: nas ruas da Bahia, José Calil Ahouagi, Dr. Lafaiete Loures e Saint Clair de Carvalho, na Avenida Brasil (número 2500, em frente ao Conselho Central Santo Antônio), nas praças da Estação, Agassis, Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira (CEU) e no Largo do Riachuelo. Os beneficiados receberão um kit contendo toalha, sabonete, shampoo e barbeador, no caso dos homens.

Segundo o coordenador do projeto e das formações vicentinas, Vanderson Aparecido Gomes Magalhães, toda a regulamentação já foi feita junto ao Município para o funcionamento e deslocamento do trailer. Sobre a rotina de trabalho, ela será dividida em equipes, compostas por integrantes das Conferências Vicentinas Nossa Senhora das Graças, Santa Terezinha e Santa Luzia, além de um grupo de jovens membros de diversas conferências e outros voluntários.

Em tempos de pandemia, a maior dificuldade de organização dos grupos foi a necessidade de muitos vicentinos ficarem em casa, por conta da idade. Mas, segundo a presidente do Conselho Central Santo Antônio, Venina Aparecida de Souza, a Providência Divina enviou outras pessoas para ajudar. “É muito trabalho, mas o Central Santo Antônio não deixa a peteca cair jamais, e abraça a todos que nos ajudam”.

Para dar continuidade à iniciativa, a Ação Missionária Vicentina aceita doações de roupas, agasalhos, cobertores, materiais de higiene pessoal e limpeza. Os interessados também podem doar alimentos, já que são distribuídas, diariamente, mais de cem refeições à população em situação de rua. Os plantões de doação funcionam às segundas, quartas e sextas-feiras, de 15h às 17h, no Conselho Central. O endereço é Avenida Brasil, 2500 – Bairro Vitorino Braga. O telefone de contato para outras informações é o (32) 3212-2453.

Clique aqui e confira mais fotos da cerimônia dessa quarta-feira (24).

Conteúdo Relacionado
X