Aniversário de Monsenhor Marciano é lembrado em Santa Rita de Jacutinga

0

*Colaboração: Assessoria de Comunicação Catedral JF

No dia 17 de novembro celebramos o nascimento de Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca, “Padrinho Vigário”.

Em comemoração à data, uma programação especial será realizada na cidade de Santa Rita de Jacutinga (MG), a partir das 9 horas da manhã, com um café partilhado na Casa de Repouso dos Idosos e, às 19 horas, missa na Igreja Matriz. Após a missa acontece o lançamento do CD “Tributo ao Padrinho Vigário” de autoria de Márcio Aurélio Marinho Quinane.

Monsenhor Luiz Carlos de Paula, membro da Comissão Arquidiocesana para o Processo de Beatificação e Canonização do Monsenhor Marciano afirma que já alcançaram progressos. “Com alegria comunicamos que o Processo de Beatificação e Canonização do nosso querido Monsenhor Marciano continua com grandes passos. No mês de outubro, enviamos toda a documentação referente aos membros da Comissão Histórica Arquidiocesana para a Congregação para a Causa dos Santos”.

Conheça a história de Monsenhor Marciano Bernardes

Nascido em Desterro do Melo, então município de Barbacena, no dia 17 de novembro de 1859, Marciano Bernardes da Fonseca foi ordenado sacerdote em 1887. Em julho do mesmo ano foi designado pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Jacutinga, onde permaneceu até o seu falecimento, no dia 23 de junho de 1946.

Homem de Deus e homem do povo, líder espiritual exemplar, muito trabalhou para a emancipação do município de Santa Rita de Jacutinga, que ocorreu no dia 1º de janeiro de 1944. Também é importante ressaltar a preocupação deste homem de Deus para com os pobres e carentes, que o levou a construir a Santa Casa de Misericórdia da cidade, inaugurada em 16 de novembro de 1914. Monsenhor Marciano era pessoa da mais alta confiança do então bispo de Juiz de Fora, Dom Justino José de Santana que, durante suas viagens, confiava a ele o governo do bispado.

Em 2011, o arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, concedeu autorização para a abertura dos trabalhos preliminares para o processo de beatificação e canonização de Monsenhor Marciano. Uma Comissão foi criada, organizou os dados referentes à vida do padre e os enviou para a Congregação sobre a causa dos Santos, em Roma. No último mês, a Santa Sé comunicou que a causa pode ser levada a efeito, ou seja, que podem prosseguir os trabalhos de estudo e divulgação dos fatos referentes a Monsenhor Marciano, inclusive de graças e milagres que ele teria realizado.

Outras informações:
Paróquia Santa Rita de Cássia – Santa Rita de Jacutinga/MG: (32) 3291-1312
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora – (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X