O auditório da Cúria Metropolitana recebeu na manhã desta terça-feira (28), dia de São Judas, mais uma reunião do Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora. O penúltimo encontro do ano foi marcado pelo estudo da Exortação Apostólica Dilexi te, a comunicação de algumas transferências e diversas pautas referente a eventos deste final de ano.
Segundo o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, a reunião do clero é sempre muito importante e muito agradável. “Passamos o dia assim, como irmãos, nos confraternizando, temos o almoço, mas temos também sempre muito trabalho. A reunião é para podermos atualizar as nossas notícias, as nossas comunicações sobre o trabalho pastoral, aquele realizado e aquele que está para ser realizado”.
Após o café e as orações iniciais, Padre Elílio de Faria Matos Júnior conduziu as reflexões sobre a nova publicação do Papa. “O tema é o amor ao pobre. Então ressaltamos que esse amor tem um fundamento teológico em Deus mesmo, que é o bem, e que nos impulsiona a fazer o bem. Nós passamos por diversos temas do documento, como justiça e caridade, justiça na sociedade, injustiça estrutural, necessidade de combater as raízes da pobreza. Vimos que para o Papa, e isso é assim para a Igreja, mas ele reafirma esse posicionamento, não é possível ter fé autêntica em Jesus Cristo, no Deus Jesus Cristo, e não se interessar pelo destino do pobre”, explicou o sacerdote que também é professor.
“A missão da Igreja é essa, em continuidade, com Jesus, o verbo de Deus que sendo ricos fez pobre para nos ajudar em nossa pobreza. A missão da Igreja é esta: lançar luz para todos, mas, de modo especial, para os pobres que são os mais necessitados”, concluiu ele.
Em consonância com o tema da exortação, outro assunto destacado na reunião foi a 9ª Jornada Mundial dos Pobres, que acontece no próximo mês. Três atividades foram destacadas: a Peregrinação da Pastoral da Criança ao Santuário Nossa Senhora das Mercês, no dia 9 de novembro; a Ação da Caridade dos Vicentinos no dia 16 de novembro; e o Jubileu dos Presos na Catedral, também no dia Mundial dos Pobres (16).
“O documento do Papa é muito bonito, nos convida a refletir o Salmo 71, nos faz ver que a esperança de nós todos, mas sobretudo dos pobres, é Deus. É só Deus que pode nos mover para cuidar daqueles que estão em maior necessidade e só Deus pode também cobrir-nos, atender-nos nas nossas necessidades essenciais. Então, é um dia importante, por isso aqui está o meu apelo. O Vicariato tem esforçado para deixar que todo mundo faça suas atividades normais para atingir mais pessoas, mas a atividade mais importante é o dia é a celebração com os presidiários, com os encarcerados. A Pastoral Carcerária já há mais de dez anos organiza, será na Catedral, às dez horas a missa e depois o almoço”, afirmou Pe. Geraldo Dondici, Vigário Episcopal para a Caridade, em entrevista.
Além disso, o Arcebispo Metropolitano divulgou algumas transferências de padres que completaram seis anos em suas paróquias são eles: Padre Fransérgio Garcia da Silva, Padre Sérgio Renato de Souza, Padre Samuel Carlos Moreira e Padre Márcio Aurélio Neves.
A próxima reunião está prevista para o dia 16 de dezembro e tem caráter festivo pois marca o encerramento do ano.
por 