Alteração no episcopado: Papa nomeia três bispos nesta quarta-feira (15)

0

Nesta quarta ocorreram muitas alterações no episcopado brasileiro. As dioceses de Ipameri (GO), Nova Iguaçu (RJ) e Campinas (SP) têm novos bispos.

Ipameri

Para Ipameri, o Papa Francisco nomeou bispo o Rev. José Francisco Rodrigues do Rêgo, do clero da diocese de Uruaçu (GO), até então vigário-geral e pároco da Catedral.

O sacerdote nasceu em 24 de dezembro de 1966 em Barras, no Estado do Piauí. Estudou Filosofia na “Faculdade João Paulo II” na arquidiocese do Rio de Janeiro e Teologia no Seminário Maior “Nossa Senhora de Fátima” em Brasília. Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992, incardinando-se na diocese de Uruaçu, onde desempenhou inúmeros cargos, como reitor do seminário, pároco, presidente da Associação do Clero. Atualmente, é vigário-geral e pároco da Catedral de Uruaçu.

Nova Iguaçu

Em Nova Iguaçu, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese apresentada por Dom Luciano Bergamin, C.R.L. Ele será sucedido por Dom Gilson Andrade da Silva, até então bispo coadjutor da mesma diocese.

Nascido no dia 11 de setembro de 1966, no Rio de Janeiro (RJ), Dom Gilson cursou Filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Foi aluno do Colégio Eclesiástico Internacional Bidasoa (Pamplona – Espanha), onde fez o curso de bacharelado em Sagrada Teologia na Universidade de Navarra (Espanha), entre 1988 e 1991. Dom Gilson é licenciado em Sagrada Teologia pela Pontifícia Università della Santa Croce (Roma – 1997-1999). Atuou e professor de alguns seminários, chegando a ser vice-reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino (Diocese de Petrópolis).

Campinas

Já o novo arcebispo metropolita de Campinas (SP) é Dom João Inácio Muller, transferindo-o da sede episcopal de Lorena.

Dom João Inácio Müller, nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul (RS), diocese de Santa Cruz do Sul. Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores no dia 14 de abril de 1985 e foi ordenado sacerdote aos 3 de dezembro de 1988. Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre-RS, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum em Jerusalém.

No dia 25 de setembro de 2013, Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Lorena, recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos do Dom Cláudio Hummes OFM, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em Santa Clara do Sul, sua terra natal, escolhendo com lema do seu episcopado: Amor Dei Glória.

Condolências

Dom Urbano José Allgayer, bispo emérito da Arquidiocese de Passo Fundo (RS), faleceu no fim da tarde desta terça-feira, aos 95 anos.

Ele faleceu no fim da tarde desta terça-feira, aos 95 anos. O bispo emérito de Passo Fundo completaria 70 anos de ordenação sacerdotal no próximo ano. A Arquidiocese de Passo Fundo lamenta a perda.

Cartão de condolências divulgado pela CNBB

Fontes: Sites CNBB e Vatican News

Conteúdo Relacionado
X