Almoço da Caridade reúne centenas de pessoas no Instituto Padre João Emílio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último sábado, 21 de maio, a Arquidiocese de Juiz de Fora, através do Vicariato para o Mundo da Caridade, promoveu mais uma edição do Almoço da Caridade. O evento foi realizado no Instituto Padre João Emílio e reuniu voluntários das pastorais, grupos e associações que realizam trabalhos sociais, além dos beneficiados.

O almoço foi precedido por Santa Missa na Capela Santa Maria Eufrásia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Vigário Episcopal para a Caridade, Padre Geraldo Dondici Vieira, pelo Diretor-Tesoureiro do Instituto Padre João Emílio, Padre Liomar Rezende de Moraes, pelo Assessor Eclesiástico da Pastoral Carcerária Arquidiocesana, Padre Welington Nascimento de Souza, e pelos padres Fernando Augusto Martins da Silva e José de Lima Torres, CSsR. Os diáconos Adelmo Resende de Carvalho, Admilson Renato da Silva, Antonio Valentino e Hélio Rodrigues de Oliveira também estiveram presentes.

Em entrevista, Dom Gil recordou que o almoço não pôde ser realizado durante a pandemia, mas que seu retorno é uma satisfação. “Agora nós já estamos com uma situação melhor e podemos recolher os pobres, sobretudo os moradores de rua, para celebrar a Páscoa, almoçando juntos. É um momento importante para nós, momento de alegria, momento de satisfação interior estar com os pobres, servindo-os.”

Durante a homilia, o Arcebispo recordou, aos presentes, os mandamentos relacionados à prática da caridade. “Neste dia queremos reunir todas as associações da Igreja que trabalham em favor dos pobres. É muito importante que recordemos os mandamentos de Cristo a respeito da caridade: fazer o bem a todos, sem olhar a quem, sem divisão de religião, de cor, de raça, nem de situação social; o bem não enxerga divisões. E também sem querer nada em troca, porque a caridade não é uma permuta, é doar-se inteiramente. Como Jesus que se doou na Cruz, deu a sua vida por nós, nós também queremos dar a vida uns pelos outros através da prática da caridade.”

Padre Dondici fez uma prece em favor daqueles que se doam no serviço aos menos favorecidos. “Pedimos a Deus que Ele dê a todos esses apóstolos e apóstolas da caridade muita força para continuarem a missão.” O sacerdote ainda lembrou que o Vicariato Episcopal para o Mundo da Caridade, assim como os outros dois vicariatos, é fruto do I Sínodo Arquidiocesano e que continua dando frutos. “Na segunda fase do II Sínodo, o Vicariato está sendo reorganizado em cinco diaconias. Três diaconias já existem: a Diaconia Hospitalar e dos Enfermos, a Diaconia Carcerária e a Diaconia da Esperança. Agora os outros movimentos e associações estão se organizando na Diaconia ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ e na Diaconia ‘Vinde a mim os pequeninos’. Essas cinco diaconias acolhem todas as mais de cem associações e grupos que se reúnem no Vicariato.”

Padre Liomar, por sua vez, lembrou que o Instituto Padre João Emílio tem sido uma referência no trabalho caritativo realizado na Arquidiocese de Juiz de Fora. “Desde que nós assumimos a direção, nosso Arcebispo, Dom Gil, quer fazer deste lugar uma referência para o mundo da caridade. Acolher anualmente o almoço promovido pelo Vicariato marca esse centro, que acolhe as pessoas que vêm durante este período da Páscoa celebrar a certeza da ressurreição do Senhor.” Durante a manhã e o início da tarde, além do almoço, foram oferecidos aos presentes banho, doação de roupas, corte de cabelo e atendimentos da Fazenda da Esperança e de uma equipe de assistência social.

Vale lembrar que mensalmente o Instituto realiza, em parceria com a Comunidade Shalom, atividades voltadas para as pessoas em situação de rua, com a promoção de serviços similares aos que foram oferecidos no sábado.

Clique aqui e confira mais fotos.

Veja Também