A Igreja-irmã da Arquidiocese de Juiz de Fora, a Paróquia São Martinho de Lima, que pertence a Diocese de Óbidos, está celebrando 10 anos da criação. O momento está sendo celebrado desde o dia 23 de setembro através da Semana Missionária. Seu encerramento e ação de graças acontece neste domingo (1º) com Missa Festiva.
Alegria e gratidão são os principais sentimentos dos paroquianos. Em dez anos uma bela história foi escrita. Dentre os feitos se destacam: a criação de 15 novas comunidades; de 16 áreas missionárias; construção de 15 Igrejas e nove clipers; implantação do sacrário em sete comunidades; as Missas no interior, onde que eram uma vez por ano, passaram a ser mensais; além da criação do Terço dos homens, Pastoral Familiar, catequese do interior, equipe missionária e os conselhos pastoral, administrativo, urbano e missionário.
O Pároco da Igreja São Martinho de Lima, Padre Leonardo Loures, é o porta voz do agradecimento desta porção do povo de Deus. “Louvamos e bendizemos a Deus pelo seu olhar generoso com esse povo que está em Óbidos, na pessoa de Dom Bernardo, o primeiro bispo diocesano, que teve a sensibilidade de perceber o quanto a necessidade de um melhor atendimento pastoral de uma porção grande da então Paróquia de Sant’Ana. Somos gratos a Deus, por nossa Arquidiocese de Juiz de Fora, por Dom Gil, que naquela ocasião em 2013, atendeu o apelo de Dom Bernardo em abraçar essa causa e uma segurança de sempre enviar padres garantindo o pastoreio ao longo dos dez anos”, explicou ele.
Ele fez questão de recordar os nomes de cada padre que passou aqui: Sergio Renato, Nilo Sérgio, José Maurício, Welington Nascimento, Wellington Guimarães, Jorge Luis, Miguel Campos, Bill Jonatas, Fernando Augusto, Fransérgio Garcia, Samuel Carlos e atualmente agora Pe. Leandro Monaia e o Seminarista Paulo César. Pe. Leonardo confirmou que os missionários atuais estarão se despedindo da paróquia neste domingo, dia 1º de outubro. Eles encerram este capítulo de missão, depois de sete meses retornam a Juiz de Fora.
Com carinho destacou as Comunidades Jovens Missionários Continentais e Adorai, que enviaram reforços para a missão e, em especial, os leigos David, Juliana e Conceição.
Para bem celebrar esta década de trabalhos, uma Missa de Ação de Graças acontecerá neste domingo, às 8h30 presidida por Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, Bispo da Diocese de Óbidos.