Ações na pandemia são destaque de reunião da Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano

0

Na última semana, a Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano se reuniu mais uma vez, de forma on-line, para avaliar as atividades realizadas até aqui e planejar os próximos passos da caminhada sinodal. O encontro contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e de sacerdotes e leigos.

“Nessa reunião nós pudemos perceber e até avaliar que, gradativamente, o espírito sinodal tem se expandido na Igreja Particular de Juiz de Fora. E mesmo nesse momento de pandemia, em que não podemos realizar as reuniões, os encontros, os retiros presenciais, as foranias vão se animando e chegando gradativamente a viver essa espiritualidade que o Sínodo propõe, de uma Igreja em missão, uma Igreja em saída que se encontra nas suas diversas expressões”, apontou o Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR.

O sacerdote ainda falou da contribuição do Ano de São José, decretado pelo Papa Francisco, e da abertura do triênio preparatório para o Centenário da Diocese para a vivência da Igreja sinodal. “Esses dois eventos se somam na dinâmica do Sínodo, em que as diversas atividades que vão acontecendo têm a proposta de fazer com que toda a Igreja contribua, participe, compartilhe as atividades. Eles nos trazem a oportunidade de estarmos sintonizados com a proposta de celebrar a unidade”.

Padre Vanderlei ressaltou a intensificação dos trabalhos da Comissão Sinodal, com a realização de novas ações em meio à pandemia, principalmente os programas “Em dia com o Sínodo”, transmitido pela Rádio Catedral às quartas e domingos, às 14h40, e “Sínodo em Foco”, que pode ser acompanhado através da WebTV “A Voz Católica” às quintas-feiras, às 16h.

Além disso, continua a leitura dos questionários que foram enviados às paróquias. “A partir da leitura desses questionários e daquilo que eles trazem da realidade, nós percebemos também a necessidade de um novo material de escuta: como as igrejas estão se organizando, como os grupos, movimentos, pastorais estão respondendo aos desafios que a pandemia nos apresenta. Será encaminhado material para essa avaliação às paróquias, comunidades e grupos religiosos”, contou o Secretário do II Sínodo.

O próximo encontro da Comissão, também on-line, está marcado para o dia 15 de abril, às 15h.

Conteúdo Relacionado
X