ACN mobiliza ajuda de emergência para o Haiti após terremoto

Terremoto no Haiti deixou pelo menos 1300 mortos / Foto: Divulgação ACN
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) expressou sua solidariedade em oração ao Haiti e aprovou imediatamente um pacote de ajuda emergencial para o país. A população foi afetada por um grave terremoto de magnitude 7,2 no sábado (14).

Até o momento, um total de mais de 1.300 pessoas perderam suas vidas e pelo menos 5.700 ficaram feridas. As informações prévias são da agência de proteção civil haitiana nesta segunda-feira, 16.

O presidente executivo da ACN, Thomas Heine-Geldern, comentou a situação. Ele destaca o cenário de conflitos políticos no país desde 2019 e o recente assassinato do presidente Jovenel Moïse. O país sofre uma onda de violência e sequestros, além de notícias sobre seca e falta de água que já colocaram a população rural em pobreza profunda.

“Além de tudo isso, o terremoto de sábado submeteu milhares de famílias a uma situação pior do que todas as outras. As pessoas estão em choque total”, comentou Heine-Geldern.

Contato com a Igreja local

A ACN está em contato com a Igreja local nas dioceses mais gravemente afetadas, a fim de avaliar onde reside a maior necessidade imediata. Mais detalhes serão decididos nos próximos dias.

“O terremoto, cujo epicentro foi a cerca de 160 km da capital, afetou principalmente o sul do país, especialmente as dioceses de Les Cayes, Anse-á-Veau e Jeremie. O terremoto interrompeu a única via de acesso a Jeremie, de modo que temos menos informações sobre esta parte da ilha. Mas sabemos que também foi gravemente afetado”, disse Heine-Geldern.

“Ao mesmo tempo, estamos aliviados em poder informar que nossos parceiros do projeto negaram certos rumores, como o que foi divulgado em alguns meios de comunicação, de que o bispo de Les Cayes, o Cardeal Chibly Langlois, foi gravemente ferido e enterrado sob os escombros. A casa do bispo em Les Cayes foi totalmente destruída, mas o próprio Cardeal conseguiu escapar a tempo”, afirmou Heine-Geldern.

O presidente da ACN falou ainda do grande esforço da Igreja para dar sinais de esperança às pessoas em sua situação desesperadora. E por isso mesmo, a entidade não há de abandonar esta Igreja que luta para apoiar o seu povo.

“Estamos consternados com a notícia do furacão que se aproxima da costa. Pedimos a todos que orem pelo país, orem por todos aqueles que perderam seus entes queridos, aqueles que foram feridos e aqueles que perderam tudo. Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira e Protetora do Haiti, traga-lhes todo o apoio e consolo”, conclamou o presidente executivo da ACN.

Orações do Papa

Uma oração coral a Maria, envolvendo os fiéis da Praça de São Pedro e aqueles do mundo inteiro, encerra as palavras do Papa Francisco imediatamente após a recitação do Angelus na Solenidade da Assunção.

“Nas horas passadas, verificou-se um forte terremoto no Haiti, causando inúmeros mortos, feridos e grandes danos materiais. Gostaria de expressar minha proximidade àquelas queridas populações que foram duramente atingidas pelo terremoto. Ao elevar minhas orações ao Senhor pelas vítimas, dirijo minha palavra de encorajamento aos sobreviventes, na esperança de que a comunidade internacional demonstre um interesse comum por elas e que a solidariedade de todos possa aliviar as consequências da tragédia. Rezemos juntos a Nossa Senhora pelo Haiti: Ave Maria….”

O Papa rezou com os fiéis pelas centenas de mortos e milhares de feridos no terremoto que destruiu o sul da ilha caribenha e também fez um forte apelo à participação ativa da comunidade internacional.

Fonte: Site Notícias Canção Nova e Vatican News

Veja Também