Aconteceu, neste domingo (7), mais um evento em favor dos moradores em situação de rua no Instituto Padre João Emílio. Com atividades como corte de cabelo, banho, alimentação, doação de roupas, assistência social e psicológica, o momento é realizado mensalmente em parceria com a Comunidade Católica Shalom.
Desta vez, a data da ação foi escolhida para integrar as comemorações de aniversário de sacerdócio do Diretor do Instituto Padre João Emílio, Padre Liomar Rezende de Morais. “Estou no Instituto há oito anos. A Arquidiocese me chamou a esse serviço junto a caridade que é realizada a nossas crianças, aos moradores de rua, através do nosso Instituto. Então, eu quis celebrar essa data junto dos moradores de rua, junto com a comunidade que aqui se reúne, para manifestar que o ministério presbiteral está a serviço do povo. Por isso, faço no dia de hoje uma ação de graças a Deus, meu ministério e pelo que o Instituto Padre João Emílio busca realizar aqui em Juiz de Fora”, contou o aniversariante.
O evangelho proclamado e vivenciado
Durante toda a manhã do domingo, homens, mulheres e crianças puderam tomar café da manhã, conversar, escolher novas roupas, aproveitar dos serviços oferecidos e fazer uma experiência de outro tipo de acolhimento, pois além dos serviços os jovens da comunidade buscam promover o aconselhamento espiritual com os presentes. Segundo Joyce Morais, organizadora da ação, a evangelização realizada é diferenciada. “A principal forma de evangelização é a escuta, ouvindo suas dores, vivências… É muito belo quando a gente consegue tocar o coração e percebe que, às vezes, eles precisavam apenas falar e serem escutados”.
Ela ainda contou que esta missão assumida em parceria com o Instituto mudou a forma eles enxergam o mundo. “Para mim, em particular, eu fico muito feliz sempre encontrar essas pessoas aqui e saber que hoje para elas eu sou o evangelho vivo que Cristo pregava o amor, e é isso que nós desejamos realizar sempre”, concluiu Joyce.
Para Rodrigo Gouveia, missionário da comunidade de vida, a Shalom se movimenta visando dar dignidade ao pobre. Ele contou um pouco de sua experiência nas atividades ligadas ao que eles chamam de “promoção humana”. “Trabalhar com os pobres, para mim, é uma das pessoas mais fáceis de serem evangelizadas porque estão sempre dispostas a ouvir, a acolher o que nós temos para dar, mas, de fato, a gente que vai receber deles o olhar atento. Buscamos fazer com que eles se sintam especiais naquele momento. Movimento da comunidade sempre é esse, de dar dignidade ao pobre. Tudo aquilo que a gente não usa, a gente fala com que não é nosso”, explicou ele.
Ação Missionária
O evento solidário teve início no Dia Mundial dos Pobres do ano passado e reúne profissionais de diferentes áreas para atender aqueles que passem pelo local. É realizado sempre no domingo, pois este é o dia da semana mais difícil na vida daqueles que se encontram em situação de rua.
Com ajuda dos jovens da comunidade católica, que saem para as ruas em busca dos convidados, e dos colaboradores do instituto, uma infraestrutura foi montada na quadra para receber dezenas de pessoas.
Na ocasião, além dos serviços oferecidos, sempre há música e um breve momento de oração comunitária. O último domingo contou inclusive com um bolo, em vista dos 12 anos de ordenação do Padre Liomar.